Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sulgás vai fornecer gás natural para o Paço Santo Inácio

Publicação:

Sulgás 10 dez 18
Assinado contrato de fornecimento de gás natural - Foto: Renan Constantin

Foi firmado, na manhã desta segunda-feira (10), o contrato de fornecimento de gás natural para o Paço Santo Inácio, empreendimento da UMA Incorporações, na Rua Santo Inácio, no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre. Assinaram o documento o diretor-presidente da Sulgás, Rafael Pezzella e os sócios-diretores da UMA, Antonio e Newton Ulrich. 

A Companhia irá fornecer gás natural nos fogões, caldeira e sistema de água quente do empreendimento, que reúne dois projetos num mesmo terreno: o de restauração e preservação da mansão projetada pelo arquiteto espanhol Fernando Corona na década de 1930, e outro de construção de um prédio residencial atrás do casarão. 

O empresário Antonio Ulrich explica que todo o projeto foi feito de maneira criteriosa para adequá-lo às normas vigentes e ao Plano Diretor da cidade, além de um trabalho de comunicação e de relacionamento muito estreito com os moradores do entorno. Para ele, a casa, que foi lar de várias gerações da família Bica, é uma das melhores construções antigas de Porto Alegre pela sua riqueza de detalhes e por seu estado de conservação. Também destaca o tamanho do terreno, com espaço suficiente para a construção de um condomínio residencial de alto padrão em estilo contemporâneo. 

A UMA será responsável também pela gestão do local, o que inclui a manutenção e locação dos espaços. Depois de restaurada a mansão, nela funcionará um café bistrô, um memorial com local para exposições aberta ao público em geral, salas para realização de eventos e reuniões. “A ideia é criar um espaço para a comunidade, sem prejudicar a privacidade dos moradores do prédio que integra o projeto”. 

Ulrich também comentou estar muito feliz com parceria com a Sulgás, que já tem aproximadamente dez anos. Conforme ele, a estatal gaúcha está com a UMA desde o início de suas atividades no mercado da construção civil. “Somos de uma fidelidade total com a Sulgás. Todos nossos empreendimentos têm gás natural e têm um consumo significativo, porque usamos a caldeira a GN”, fez questão de dizer.   

Para o diretor-presidente Rafael Pezzella, o gás natural ajudará a agregar valor ao empreendimento, mas o projeto é, por si só, muito valioso, em termos de cuidado desde sua concepção à execução e pela sua importância para a história e economia de Porto Alegre. “É um projeto muito bonito, que poderá futuramente ser um grande ponto turístico de Porto Alegre”, comenta. 

Mais sobre o Paço Santo Inácio 

O Paço Santo Inácio é um empreendimento que reúne o antigo e o moderno, a história e o presente num mesmo ambiente. O casarão  de estilo neoclássico será todo restaurado. Terá um café bistrô onde era a antiga sala de jantar da família, um memorial fotográfico com relatos sobre o passado do bairro e também sobre a história da casa, no porão. Várias salas para eventos e reuniões e local para exposições. 

Junto à casa, está sendo erguido um prédio, em estilo contemporâneo, que conterá: duas coberturas de 287m²; quatro apartamentos garden com pátio, terraço de 69m² e área privativa 159 a 202m²; dois apartamentos com área privativa de 133m² e 28 apartamentos com área privativa de 86m² e vagas de garagem para moradores. Também terá estacionamento rotativo opcional para visitantes no subsolo, gerador de emergência, infraestrutura condominial para diaristas e fachadas em limestone e esquadrias de alumínio anodizado em inox com vidro de controle solar.

Texto: Janine Toma Ponte/ Ascom Sulgás
Edição: Léa Aragón/ Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul