Susepe recebe mais 15 viaturas para reforçar escolta e transporte de presos no RS

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 20/05/2019 - Governador Eduardo Leite participa da entrega de viaturas da Susepe. Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini
As 15 caminhonetes entregues pelo governador Leite foram adquiridas com recursos do Fundo Penitenciário Nacional - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

Enfileiradas em frente ao Palácio Piratini, 15 caminhonetes Ford Ranger foram entregues na tarde desta segunda-feira (20/5) pelo governador Eduardo Leite à Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). Os veículos irão reforçar a escolta e o transporte de presos no Estado. As 15 viaturas fazem parte de uma frota de 23 caminhonetes adquiridas pelo Estado com verba do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen). O investimento total é de R$ 3,7 milhões.

“Essas viaturas não resolvem o enorme passivo do sistema penitenciário gaúcho, mas vão ajudar a dar melhores condições de trabalho aos nossos agentes da Susepe. Paralelamente, já estamos trabalhando em um plano estruturado para os próximos quatro anos que visa superar de vez o grave problema de presos em viaturas e, mais do que isso, criarmos vagas suficientes e adequadas nas cadeias, de forma a dar efetividade a uma sistema penitenciário punitivo e restaurativo”, destacou o governador.

Do total de caminhonetes, três já foram entregues (Pelotas, Venâncio Aires e Arroio dos Ratos) e cinco serão utilizadas para transporte de detentos.

“Temos recebido do governador todo o apoio necessário para que, com diálogo e muito trabalho, busquemos as soluções que permitam uma gestão mais adequada da população carcerária. Observando, é claro, a demanda sempre crescente, fruto do trabalho cada vez mais eficiente das forças policiais, na persecução penal”, afirmou o secretário da Administração Penitenciária, Cesar Faccioli.

Participaram da solenidade o vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, o superintendente da Susepe, Mario Santa Maria Júnior, o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, além de secretários, deputados estaduais e federais.

Destino das viaturas da Susepe

Os veículos serão utilizados por agentes da Susepe de diversos municípios gaúchos - Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

Entregues hoje:

–Divisão de Segurança e Escolta (3 viaturas)
Penitenciária Modulada Estadual de Montenegro (1 viatura)
Penitenciária Modulada Estadual de Osório (1)
Penitenciária Estadual de Santa Maria (1)
Penitenciária Estadual de São Gabriel (1)
Presídio Regional de Passo Fundo (1)
Penitenciária Modulada Estadual de Uruguaiana (1)
Presídio Regional de Bagé (1)
Presídio Estadual de Alegrete (1)