Trilha do Corredor Ecológico da Quarta Colônia será discutida com a comunidade

quarta colônia região central trilha
Região da Quarta Colônia está estruturando uma trilha em seu corredor ecológico - Foto: Aliel Corrêa / Emater

A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), que administra o Corredor Ecológico da Quarta Colônia, na região Central, irá realizar, a partir de 14/10, encontros para discutir a proposta de uma trilha com a comunidade. As atividades serão realizadas em conjunto com as prefeituras e os escritórios municipais da Emater de Santa Maria e de Itaara. Serão quatro encontros, um em cada comunidade por onde a trilha vai passar.

O objetivo é reunir aqueles que moram ao longo do trajeto, que tem 24,9 quilômetros de extensão, para esclarecer dúvidas e ouvir opiniões. Durante as reuniões também será verificado o interesse dos moradores em oferecer serviços aos caminhantes.

A trilha tem como meta conectar os alvos de conservação do Corredor Ecológico da Quarta Colônia e alcançar 100 quilômetros de extensão. Neste primeiro trecho, a ação envolve as Unidades de conservação Parque Municipal Natural dos Morros, em Santa Maria, e a Reserva Particular do Patrimônio Natural Fundação Mo’ã, em Itaara, além de propriedades inseridas no Remanescente Florestal RF2, com áreas de mata contínua na região do corredor.

Os corredores ecológicos são porções de ecossistemas naturais ou seminaturais que ligam unidades de conservação, a fim de facilitar a dispersão de espécies e a recolonização de áreas degradadas. Os principais objetivos são a conservação de ecossistemas e da biodiversidade, a manutenção de populações de espécies de flora e fauna, a oportunidade de geração de renda por meio do uso sustentável dos recursos naturais, a integração de processos culturais e socioeconômicos à gestão ambiental e a manutenção da qualidade ambiental e do bem-estar das populações.

Texto: Vanessa Trindade/Ascom Sema