Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

TVE será emissora oficial de concurso cultural da China

Publicação:

Presidente da Fundação Piratini, Orestes de Andrade Jr., recebe membros do Instituto Confúcio em reunião
Presidente da Fundação Piratini, Orestes de Andrade Jr., recebe membros do Instituto Confúcio em reunião - Foto: Divulgação/TVE

A TVE, emissora pública de televisão do Rio Grande do Sul, foi convidada nesta terça-feira (13) a fazer a cobertura oficial do concurso Chinese Bridge 2018 de Proficiência em Língua Chinesa, promovido pelo Instituto Confúcio da UFRGS. O convite feito pelo professor chinês Tiejun Gu e do professor Antônio Domingos Padula, diretores do instituto, foi prontamente aceito pela direção da Fundação Piratini. O evento ocorre pela primeira vez em Porto Alegre, envolvendo outros 10 institutos chineses presentes no país. O melhor aluno irá para a China disputar a final mundial.

O Chinese Bridge, marcado para 6 de maio, no Salão de Atos da UFRGS, é um concurso internacional de grande escala realizado desde 2002 pela sede do Instituto Confúcio na China (Hanban). O objetivo é testar a proficiência de jovens estrangeiros na língua chinesa, dando como incentivo bolsas de estudo em importantes instituições acadêmicas daquele paísa. As modalidades incluem proficiência em língua chinesa, conhecimento sobre a China, talentos culturais chineses e habilidades de compreensão.

No segundo encontro com o presidente da Fundação Piratini, Orestes Jr., o professor Tiejun Gu manifestou também o desejo de aprofundar a parceria com a TVE. Orestes Jr. designou a diretora de Programação, Tatiana Forster, e o chefe de divisão, Gustavo Roth, para tratar do intercâmbio de conteúdo e da cobertura do Chinese Bridge 2018. Uma nova reunião foi agendada para a semana que vem.

"Iniciamos uma aproximação no ano passado e agora vamos começar a trabalhar juntos, em parceria, que envolve também a Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer", afirma Orestes Jr. "Temos muitas iniciativas a compartilhar. Faremos tudo do jeito chinês, um passo de cada vez, mas com firmeza de propósito", destaca. "Há muitas oportunidades a serem exploradas", observa Padula.

Cultura chinesa

O Instituto Confúcio é uma entidade sem fins lucrativos com sede central localizada em Pequim, é um órgão ligado ao Ministério da Educação, representado pelo Escritório Nacional da China para o Ensino da Língua Chinesa como Língua Estrangeira e pelo Departamento para Assuntos do Instituto Confúcio, órgão do Conselho Internacional da Língua Chinesa.

Sua presença UFRGS tem uma proposta que vai muito além da oferta de cursos de língua estrangeira. Desde a sua inauguração, em 2012, o IC/UFRGS tem sido um referencial em Porto Alegre e no Rio Grande do Sul para as trocas culturais e acadêmicas, favorecendo parcerias institucionais e governamentais.

Os institutos (IC) operam em cooperação com faculdades e universidades em todo o mundo, e o financiamento é compartilhado entre a Hanban e as instituições de acolhimento. Há também um programa dedicado ao fornecimento de professores e materiais de instrução para escolas secundárias. O Instituto Confúcio é, por vezes, comparado com organizações de tradição linguística e cultural, como o Instituto Camões, o British Council, a Alliance Française, a Società Dante Alighieri, o Instituto Cervantes e o Goethe-Institut.

Texto: Ascom TVE
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul