Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Última semana de vacinação contra a gripe no RS tem foco na imunização das crianças

Especialista esclarece que crianças com resfriado ou coriza podem tomar a vacina

Publicação:

Vacinação última semana
No RS, mais de 2,7 milhões de pessoas já se vacinaram, o que representa 71,4% de cobertura - Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil

A campanha nacional de vacinação contra a gripe vai até sexta-feira (31/5), e mais de 2,7 milhões de pessoas já se vacinaram no RS, o que representa 71,4% de cobertura. Por outro lado, mais um milhão de pessoas dos grupos prioritários ainda não foram vacinadas. Até o final desta semana, a imunização está disponível em todas as unidades básicas de saúde.

O foco principal são as crianças, cujo alcance, no momento, é de 64%. Entre o público com mais de seis meses a menores de dois anos, a cobertura atual é de 72%; entre dois e quatro anos, alcance de 66%. A campanha de vacinação deste ano teve a ampliação da faixa etária para as crianças de cinco anos. E são justamente elas as com menor índice: 52%.

Vacinação última semana2
Entre as crianças, os índices apontam que a procura pela vacina cai de acordo com o avanço da idade - Foto: Erasmo Salomão / Ministério da Saúde

Para a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Tani Ranieri, entre os possíveis motivos para a baixa adesão está a desinformação quanto à vacinação e a época de viroses. “Muitos pais ou responsáveis acham que quando a criança está com resfriado, coriza ou até em tratamento com antibiótico, ela não pode receber a vacina. Mas ela pode fazer a imunização normalmente nesses casos”, esclarece. “A única contraindicação é quando a pessoa, seja ela criança, adulta ou idosa, esteja com febre, para que esse sintoma não se confunda com uma possível reação à vacina”, completa Tani. Ela acrescenta que, nesses casos, a pessoa deve aguardar a febre passar para fazer a vacina.

No ano passado, as crianças foram o grupo com a menor cobertura registrada, 67%. Por isso, elas (juntamente com as gestantes) abriram a vacinação, em 10 de abril, enquanto a imunização para os demais grupos começou em 22 de abril.

Doses aplicadas e cobertura dos grupos prioritários no RS

Crianças: 473 mil (64%)
Gestantes: 69 mil (66%)
Trabalhadores de saúde: 230 mil (73%)
Puérperas: 15 mil (86%)
Indígenas: 21 mil (82%)
Idosos: 1 milhão e 230 mil (84%)
Professores: 101 mil (91%)
População privada de liberdade: 20 mil (54%)
Funcionários do sistema prisional: 5 mil (97%)
População com comorbidades: 547 mil (56%)
Policiais e militares: 23 mil (57%)

TOTAL: 2.734.498 doses aplicadas (71,4%)

Fonte: Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (em 24/5/2019)

Texto: Ascom/SES
Edição: Patrícia Specht/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul