Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Última semana para quitar o IPVA com desconto de até 21,6%

Publicação:

ipva 2020 card
Pagamento pode ser feito nos sistemas on-line ou presenciais nos bancos credenciados - Foto: Divulgação / Sefaz

Para garantir descontos de até 21,6% na quitação integral do IPVA 2020 (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), os proprietários de veículos devem realizar o pagamento até a próxima sexta-feira (28/2). Quem optar pelo pagamento antecipado terá redução de 2% no valor do tributo, além dos descontos do Bom Motorista (até 15%) e Bom Cidadão (até 5%). Também é a última semana para os contribuintes que parcelaram o IPVA quitarem a segunda parcela. O pagamento deve ser feito até 28 de fevereiro.

Para consultar os valores a serem pagos, assim como multas e pendências, os contribuintes podem acessar o site sobre o imposto ou buscar as informações no aplicativo para dispositivos móveis – IPVA RS –, disponível gratuitamente na App Store e na Google Play.

O pagamento do IPVA 2020 deve ser realizado diretamente nos sistemas online ou presencialmente nos bancos credenciados: Banrisul, Bradesco, Santander, Sicredi, Banco do Brasil (somente para clientes) e Agências Lotéricas da Caixa. Basta apresentar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) ou informar a placa ou o Renavam do veículo. Juntamente com o IPVA é possível pagar o seguro obrigatório (DPVAT), taxa de licenciamento e multas de trânsito.

Descontos

Os descontos de Bom Motorista e Bom Cidadão podem ser acumulados e são válidos para pagamento de IPVA antecipado, parcelado ou conforme o calendário de vencimento por placas no mês de abril.

Os condutores que não receberam multas nos últimos três anos terão dedução de Bom Motorista de 15% no valor do tributo. Para quem não foi multado há dois anos, o índice é de 10%, e para quem ficou um ano sem infrações, o abatimento é de 5%.

O desconto do Bom Cidadão, por sua vez, dará aos proprietários de veículos, inscritos no programa Nota Fiscal Gaúcha, desconto de 5% para os que acumularam no mínimo 150 notas fiscais com CPF, 3% para os que tiveram entre 100 e 149 notas e 1% para quem acumulou entre 51 e 99 notas.

Dúvidas

Para IPVA de exercícios anteriores (inscritos em Dívida Ativa) os pagamentos devem ser realizados no Banrisul, Banco do Brasil (somente para correntistas) e Banco Sicredi.

Para questões referentes a cadastros de veículos, licenciamentos e multas de trânsito, o contato deve ser feito diretamente com o DetranRS e CRVA’s. Outras eventuais dúvidas podem ser esclarecidas por meio do canal Plantão Fiscal Virtual, ferramenta disponível no site da Receita Estadual.

Texto: Ascom Sefaz
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul