Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Últimos dias para inscrições no curso de educação para o pedestre

Publicação:

Curso de Educação para Pedestre
Com início em 25 de março, a formação é direcionada especialmente para professores do Ensino Fundamental - Foto: Detran RS
Estão abertas até dia 31 as inscrições para o Curso de Educação para Pedestre oferecido pela Escola Pública de Trânsito do DetranRS. A partir desta segunda-feira (25) está disponível na plataforma e a formação é direcionada especialmente a professores do Ensino Fundamental. O curso gratuito é realizado integralmente a distância, com duração de 20 horas, distribuídas em cinco semanas.
 
Entre os temas abordados estão o papel do multiplicador; aspectos conceituais, históricos e psicopedagógicos do trânsito, a interdependência entre o quadro de acidentalidade, a dinâmica do impacto (em caso de atropelamento) e a fragilidade dos corpos; os cuidados para redução de riscos e os princípios que repercutem na qualidade da convivência no espaço público.
 
Também são trabalhadas a abordagem do tema na escola, as diretrizes nacionais de educação para o trânsito e alternativas didáticas adequadas às características do público infanto-juvenil.
 
“Assim como os condutores têm uma formação específica, os pedestres também precisam de orientações mínimas para utilizar o espaço público com mais segurança e consciência. Os professores têm a oportunidade de trabalhar essas questões em aula com seus alunos na idade em que começam a ganhar as ruas”, explica a coordenadora de Ensino a Distância do DetranRS, Adriana Reston.
As inscrições são feitas a partir do portal de Edução para o Trânsito
 
Texto: Ascom DetranRS
Edição: Léa Aragón/ Secom
Portal do Estado do Rio Grande do Sul