Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Vacinação contra gripe começa nesta quarta-feira para crianças e gestantes

Publicação:

Gripe card1
- - Foto: Bruno Ibaldo / Arte Secom

Na quarta-feira (10) começa a campanha de vacinação contra a gripe para as crianças acima de seis meses e menores de seis anos e também para gestantes. Esse grupo prioritário deve se vacinar até o dia 18 de abril. Os dois públicos foram os que menos se vacinaram em 2018, por isso uma ênfase especial é dada desta vez.

A partir do dia 22, poderão procurar a dose nas Unidades Básicas de Saúde de todo o Estado os demais grupos, como pessoas acima dos 60 anos, doentes crônicos e professores.

Duas das três cepas do vírus Influenza que fazem parte da vacina foram alteradas para esta temporada, com base em estudos dos tipos mais frequentes que circulam no continente. Por isso é importante que os grupos prioritários façam a vacina todos os anos.

A vacina protege contra três apresentações do vírus Influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B. A composição da vacina é estabelecida anualmente pela Organização Mundial da Saúde, com base em informações de laboratórios de referência sobre a prevalência das cepas circulantes.

A recomendação sobre a composição da vacina ocorre no segundo semestre de cada ano, para atender às necessidades de proteção contra a gripe (Influenza) no inverno do Hemisfério Sul. A vacina é produzida com vírus mortos, sem risco de causar infecção a quem a recebe.

Segundo o estudo do Centro de Vigilância de Saúde do RS, entre 2012 e 2018 os casos confirmados de influenza ocorreram em 122 municípios. A Região Metropolitana apareceu com maior positividade. Porto Alegre, Canoas, Alvorada, Gravataí e Cachoeirinha reuniram 42,4% dos casos. Região da Serra está com 18,4% e Passo Fundo com 3,7% de positividade para o vírus.

Grupos elegíveis para vacinação em 2019:

- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias)

- Gestantes (em qualquer tempo gestacional)

- Puérperas (mulheres até 45 dias após o parto)

- Pessoas com 60 anos ou mais

- Povos indígenas aldeados

- Trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados

- População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional

- Professores de escolas públicas e privadas

- Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais*

*Doenças crônicas respiratórias, cardíacas, renais, neurológicas ou hepática; diabetes; imunossupressão; obesidade; transplantados ou pessoas com trissomias.

00:00:00/00:00:00

Especialista tira as dúvidas sobre a vacina da gripe

Especialista tira as dúvidas sobre a vacina da gripe Crédito: Governo do Rio Grande do Sul

Texto: Leilane Beck, com supervisão de Marcelo Flach

Portal do Estado do Rio Grande do Sul