Vigilância em Saúde elabora mapa de risco do trabalho no Estado

Card Saúde
-

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) disponibiliza um mapa on-line de risco do trabalho no Rio Grande do Sul. A ferramenta de gestão indica os registros de agravos relacionados a atividades laborais em cada município gaúcho.

Entre os assuntos que é possível pesquisar estão notificações de acidentes de trabalho, intoxicação, exposição a material biológico, lesão por esforço repetitivo (LER/Dort) e outros.

As fontes são o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), Sistema de Informação em Saúde do Trabalhador (Sist) e o Relatório Individual de Notificação de Agravo (Rina). O projeto foi desenvolvido em parceria da Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador do Cevs com o Departamento de Gestão e Tecnologia da Informação da Secretaria da Saúde.

O processo de acompanhamento da incidência de acidentes e doenças decorrentes de ambientes e processos de trabalho compõem, entre outros, os indicadores da Política Nacional e Estadual da Vigilância em Saúde do Trabalhador.

O instrumento terá, em breve, o acréscimo de dados socioeconômico e ambientais, que permitirão identificar os condicionantes e as determinantes da incidência de agravos e óbitos relacionados ao trabalho no Estado.

A ferramenta facilitará aos gestores de saúde (municipais, regionais e estaduais) a definição de estratégias para o cumprimento das metas propostas, bem como a identificação de prioridades de intervenção e prevenção.

Clique aqui para acessar o mapa e o manual de como usá-lo.

Texto: Ascom SES
Edição: Marcelo Flach/Secom