Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Yeda presta homenagem e destaca legado de Dom Antônio Cheuiche

Publicação:

Governadora Yeda Crusius, durante o velório do bispo emérito de Porto Alegre, dom Antônio Cheuiche, na Catedral Metropolitana.
Yeda Crusius durante o velório do bispo dom Antônio Cheuiche na Catedral Metropolitana - Foto: Jefferson Bernardes / Palácio Piratini

Na missa em memória ao bispo emérito de Porto Alegre, Dom Antônio Cheuiche, na manhã desta quinta-feira (15), na Catedral Metropolitana de Porto Alegre, a governadora Yeda Crusius prestou suas homenagens. Hoje é o Dia do Professor e nós estamos perdendo um professor. Um professor em todas as áreas, também um professor universitário. Tive a felicidade ser, no mesmo tempo, durante algum tempo, companheira dele na nossa Universidade Federal [UFRGS], afirmou Yeda.

Falecido na madrugada de quarta-feira (14), Dom Antônio foi lembrado carinhosamente pela governadora. Nos eventos que fui, ele, mesmo doente, mandava uma mensagem de alegria. Yeda lembrou ainda que ele foi o guia do Papa João Paulo II, na visita a Porto Alegre, em 1980. 

Para Yeda, o professor deixou muitas boas lições. A proximidade com ele e a maneira como nos ensinou a enfrentar a doença, sabendo que o tempo dele estava chegando, faz com que a gente venha se despedir da mesma maneira que nos ensinou: com a alegria de viver o tempo que a gente pode viver, afirmou a governadora.

Dom Antônio Cheuiche fundou o Movimento em Defesa da Vida. Até março, ele presidia missas, nas manhãs de quarta-feira, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário. Era jornalista e estudou Teologia na Espanha. Seu corpo foi enterrado no Cemitério São Miguel e Almas.

Participaram da missa secretários, parlamentares, bispos e autoridades eclesiásticas do Rio Grande do Sul.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul