Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Zero discriminação às pessoas vivendo com HIV/Aids é tema de campanha publicitária e seminário no RS

Publicação:

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) lança a campanha publicitária Zero Discriminação às Pessoas Vivendo com HIV/Aids, nesta sexta-feira (30), com o objetivo de conscientizar a população em geral sobre o tema.

A campanha inclui 46 outdoors, 60 busdoors, 749 plugs de mesa, estrategicamente visíveis em diversos pontos da capital e da Região Metropolitana, e em locais públicos como restaurantes e no Aeroporto Internacional Salgado Filho.

Um vídeo sobre o tema também estará disponível nas redes sociais da SES e do governo do Estado, e no Canal Você, que veicula programação na Trensurb, Rodoviária de Porto Alegre e no Catamarã.

A ação integra a programação alusiva ao Dia Mundial de Luta contra a Aids em 2018. Em novembro de 2017, foi definido também o mês Dezembro Vermelho, com o intuito de convocar ações de prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas vivendo com HIV/Aids (PVHIV).

O estado realiza ainda o Seminário #RSZero Discriminação e os múltiplos olhares para a equidade, em 12 de dezembro, no Teatro Moacyr Scliar da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (rua Sarmento Leite, nº 245).

O objetivo é abordar o estigma, a discriminação, direitos legais, humanos e sociais relacionados ao tema. Também serão discutidas as barreiras ligadas ao gênero e que tornam as pessoas vulneráveis ao HIV e impedem o acesso aos serviços de prevenção, tratamento e cuidados de saúde.

O evento é dirigido a trabalhadores das áreas de Saúde, Educação, Assistência Social, movimentos sociais, direitos humanos, universidades e defensorias públicas.

Saiba mais

Na programação do Dezembro Vermelho, o Estado apoia, em parceira com o Fórum ONG Aids, a Mostra Fotográfica “Para Além dos Muros”, da fotógrafa Mariana Leal. O objetivo é mostrar a força das pessoas vivendo com HIV/Aids no enfrentamento dos medos, dificuldades, do estigma e da discriminação.

A primeira mostra da exposição ocorrerá no Centro Administrativo Fernando Ferrari desta sexta-feira (30) até terça-feira (4). Numa segunda oportunidade, de 13 a 30 de dezembro, o público poderá contemplar a exposição completa na Casa de Cultura Mario Quintana.

Texto: Ascom SES
Edição: André Malinoski/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul