Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Agendamento eletrônico da carteira de identidade aumenta procura em 30%

Publicação:

Desde a implantação do Agendamento Eletrônico (15/12/2008 até 30/01/2009), o Instituto-Geral de Perícias (IGP) contabilizou 3.061 agendamentos, dos quais 590 não compareceram. A estimativa é que os atendimentos no Posto de Identificação do bairro Azenha, na Capital, através da nova modalidade de serviço, tenham aumentado na ordem de 30% em relação a períodos anteriores.

O sucesso da iniciativa do IGP, por meio do Departamento de Identificação, se insere na proposta do Governo do Estado de estimular ações inovadoras voltadas para a qualificação do atendimento ao cidadão, ampliando os serviços pela internet. Para realizar o seu agendamento, basta acessar o site www.igp.rs.gov.br, à esquerda da página encontrará a opção agendamento C.I. Clica em cima e será aberta a página Agendamento de Carteira de Identidade Agende Aqui, do Tudo Fácil Eletrônico. O usuário deve clicar em cima e surgirá a página de cadastro, na qual basta preencher os dados, escolher o dia e o horário e novamente clicar em agendar.

Após o agendamento, o usuário deve comparecer ao Posto de Identificação, nos dias e horários escolhidos, munido dos originais dos documentos solicitados. Inicialmente, o serviço será oferecido no Posto de Identificação Azenha (Av. Azenha, 255) das 7h às 20h, com capacidade de atendimento de 140 pessoas por dia. Outra opção do serviço é acessar o site www.agenda.tudofácil.rs.gov.br e seguir as instruções do agendamento.

Em um primeiro momento, o município que contemplará essa facilidade de agendamento será Porto Alegre e o local de atendimento o Departamento de Identificação (Avenida Azenha, 255 - bairro Azenha). As demais cidades e postos serão implementados com o novo serviço, de forma gradativa. O agendamento da carteira de identidade via internet disponibilizado pelo IGP é uma iniciativa inédita entre os serviços eletrônicos oferecidos pelo Estado e, no País, figura entre os pioneiros.

Após o agendamento, no dia e horário marcados, o cidadão deverá se dirigir ao Posto de Identificação da Avenida Azenha, 255, munido da documentação abaixo relacionada:

SOLTEIROS - Apresentar Certidão de Nascimento original e legível ou cópia autenticada por tabelionato (autenticação deve ser original);

CASADOS/VIÚVOS - apresentar Certidão de Casamento original e legível ou cópia autenticada por tabelionato (autenticação deve ser original);

SEPARADOS JUDICIALMENTE OU DIVORCIADOS - apresentar Certidão de Casamento com a respectiva averbação original e legível ou cópia autenticada por tabelionato (a autenticação deve ser original).

A 1ª via para menores de 16 ANOS somente pode ser feita se acompanhados de uma das seguintes pessoas: mãe, pai, avô(ó), guardião(ã), tutor(a), curador(a), e estes deverão portar a sua Carteira de Identidade. Em caso de perda ou furto deve ser apresentada a ocorrência policial. Se desejar pode incluir os números de PIS/PASP e CPF, desde que apresente os originais.

Os valores das carteiras de identidade são:

1ª via - maior de 16 anos - R$ 27,12
2ª via - R$ 38,74.

São isentos do pagamento das taxas:

1ª via - menor de 16 anos
2ª via - maior de 65 anos
Detentores dos programas Bolsa Família e do Bolsa Escola.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul