Áudios
Material para uso jornalístico
O governador Eduardo Leite assinou, na segunda-feira (24/3), no Palácio Piratini, termos de cooperação para apoio à estruturação de nove projetos de parcerias público-privadas com prefeituras de seis municípios gaúchos. A ação faz parte do programa Impulsiona RS – Municípios em Expansão, coordenado pela Secretaria da Reconstrução Gaúcha.
O tema deste episódio é o trabalho feito pela Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul, uma autarquia essencial para o desenvolvimento do estado. Nestes 147 anos de fundação, a Junta evoluiu muito. Hoje, a JucisRS é totalmente digital. E dependendo da complexidade da operação, pelo Tudo Fácil Empresas, você pode ter sua empresa aberta em menos de 10 minutos. É uma revolução, considerando que até pouco tempo esse processo poderia levar meses ou anos. Convidada: Lauren Momback Mazzardo - presidente da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul desde 2020 , a primeira mulher a ocupar esse cargo em 147 anos de existência da autarquia.
O governador Eduardo Leite e o secretário de Logística e Transportes (Selt), Juvir Costella, assinaram, nesta quinta-feira (20/3), no Palácio Piratini, ordens de início de projetos do Programa de Incentivo ao Acesso Asfáltico (PIAA). Ao todo, 12 ordens de início autorizam as empresas a executarem obras de pavimentação em estradas estaduais de diversas regiões do Rio Grande do Sul.
O tema deste episódio remete ao mês da Mulher. Um grupo de mulheres apenadas do Presídio Estadual Feminino Madre Pelletier se reuniu nesta semana para montar uma exposição de poesias que elas escreveram. A intervenção artística foi feita com lambe-lambes dentro dos muros do presídio e em algumas ruas de Porto Alegre. Esta foi uma das atividades promovidas durante esta semana pela Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativa (SSPS) em parceria com a Polícia Penal. A maestrina que conduziu esta agenda foi a artista transdiciplinar carioca Mana Bernardes. Mana é uma super artista e já atuou em vários projetos aqui no Estado. No pós enchente, ano passado, ela tocou o PULSO-RS, projeto de geração de renda para mulheres. Apresentou, também no ano passado, a performance Tantas Mulheres, em parceria com a executiva Andrea Álvares. Mana expõe em galerias e museus de Nova York, Paris e no Museu Nacional da República em Brasília. Convidadas: Débora Ferreira, presidente do Comitê Gestor de Políticas de Atenção às Mulheres Privadas de Liberdade e Egressas no Sistema Prisional Estadual, Monique Crespani, analista da Assessória Técnica do Gabinete do secretário da SSPS e a artista Mana Bernardes.