Competição de Startups do South Summit Brazil 2026 tem inscrições abertas
Empreendedores têm até 22 de dezembro para registrar candidaturas gratuitamente
Publicação:

Startups de todo o mundo já podem se inscrever na Competição de Startups do South Summit Brazil 2026, evento correalizado pelo governo do Estado e uma das principais vitrines globais de inovação e tecnologia. As inscrições são gratuitas e vão até 22 de dezembro pelo site oficial.
A competição conta com um período de inscrição estendido para atrair soluções inovadoras de diferentes setores e estágios de desenvolvimento, reforçando seu papel na conexão de negócios e investimentos.
“A Competição de Startups vem atraindo um número cada vez maior de participantes, vindos das mais diversas áreas. Já tivemos startups gaúchas premiadas, como a Ostera, em 2024 – que recebeu financiamento do governo do Estado –, e a Jusfy, em 2025. É uma vitrine para impulsionar negócios inovadores”, destaca a secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stülp.
Startups inscritas passam por curadoria realizada por um comitê global de especialistas, que avalia os projetos e seleciona 50 finalistas. As escolhidas apresentam seus serviços nos palcos principais do South Summit Brazil 2026. A seguir, são avaliadas por uma banca formada por pesquisadores, investidores e executivos. As melhores são premiadas nas categorias Destaque, Mais Sustentável, Mais Escalável, Mais Disruptiva e Melhor Equipe.
Símbolo
O South Summit Brazil oferece às startups uma plataforma para networking de alto nível, acesso a investidores e grandes empresas, mentorias com experts internacionais, encontros durante o evento e visibilidade internacional.
Para o country manager do South Summit Brazil, Wagner Lopes, a Competição de Startups é um símbolo do evento: “O palco do South Summit Brazil é um dos mais potentes catalisadores de conexões entre startups e os principais fundos de investimento, além de grandes empresas do mundo. Já vimos startups do interior do Rio Grande do Sul chegarem à disputa em estágio inicial e saírem do evento com grandes contratos, em um novo patamar”, recorda.
Sucesso consolidado
Em 2025, a competição reuniu mais de 2.100 startups de 79 países, com empreendedores de 25 Estados brasileiros. O Rio Grande do Sul liderou entre as unidades federativas, enquanto Argentina e Chile destacaram-se como países com mais participantes, atrás apenas do Brasil.
Foram mais de 250 startups latino-americanas (excluindo o Brasil), número que consolidou o South Summit Brazil no cenário internacional.
A próxima edição em Porto Alegre ocorre de 25 a 27 de março de 2026, no Cais Mauá.
Texto: Ascom SSB e Ascom Sict
Edição: Secom