Conselho Estadual dos Povos Indígenas promove encontro com lideranças durante a Quaresma Kaingang

Quaresma Kaingang Parque da Harmonia   mar24 (1)
Evento é uma tradição há mais de 20 anos - Foto: Vinicius Medeiros/Ascom SDR

O Conselho Estadual dos Povos Indígenas do Rio Grande do Sul (Cepi/RS) realizou uma reunião de avaliação, nesta quarta-feira (27/3), entre seus membros e as lideranças indígenas que estão reunidas no Parque Harmonia, em Porto Alegre, participando da Quaresma Kaingang. O evento é uma tradição que ocorre há mais de duas décadas, na qual as famílias Kaingang do interior do Estado se deslocam para a capital com a finalidade de confeccionar, expor e comercializar o artesanato tradicional durante o período que antecede a Páscoa.

O objetivo da reunião foi realizar um balanço geral do evento deste ano e estruturar políticas públicas para as próximas edições. Em 2024, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio de seus conselheiros governamentais, vem acompanhando e construindo o evento em conjunto com entes municipais, secretarias de Estado e União.

No âmbito das iniciativas realizadas no escopo da SDR, a pasta adquiriu lonas para compor a estrutura do acampamento indígena, acompanhou o processo de manejo e transporte de taquaruçu – matéria-prima essencial na confecção do artesanato Kaingang – no Parque Municipal de São Leopoldo, e prestou apoio na provisão de alimentos por meio de doações de hortifrutigranjeiros provenientes do Banco de Alimentos da Ceasa/RS e das feiras municipais da capital gaúcha.

Na atual edição, o evento está em curso desde 11 de março e termina no domingo de Páscoa (31/3), contando com a participação de aproximadamente 700 indígenas oriundos de diversas regiões do Rio Grande do Sul.

“Temos o desejo de que nossos grupos possam levar seus materiais para novos espaços, ampliando a capacidade de comercialização e, dessa forma, garantindo a valorização dos povos indígenas e a sua sobrevivência”, destaca o conselheiro titular do Cepi pela Terra Indígena Serrinha, Miguel Farias.

Atuação

A SDR trabalha na promoção de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do artesanato indígena como geração renda. Por meio do contrato com a Associação Rio-Grandense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS-Ascar), a secretaria possui metas específicas de fortalecimento do artesanato tradicional, sendo responsável também por disponibilizar espaços de comercialização e incluir artesãos indígenas nas feiras com Pavilhão da Agricultura Familiar em todo o Estado.

Texto: Guilherme Granez/Ascom SDR
Edição: Felipe Borges/Secom