Eduardo Leite vai lançar campanha de verão na FIT Buenos Aires e estreitar laços com setor de turismo argentino
Governador e Setur apresentam iniciativas para a alta temporada do verão gaúcho na maior feira de turismo da América Latina
Publicação:

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), estará presente na Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT), realizada de 27 a 30 de setembro, em Buenos Aires. A delegação gaúcha será liderada pelo governador Eduardo Leite e pelo titular da Setur, Ronaldo Santini, numa ação estratégica para estreitar os laços com o principal mercado emissor de turistas para o Estado.
Na ocasião, a Setur aproveitará para promover um dos seus maiores e mais consolidados produtos turísticos: o Natal Luz de Gramado, destino já muito procurado pelos argentinos. O lançamento contará com uma apresentação ao vivo da Trupe Natalina, composta por artistas gaúchos, que levará um pouco da magia do evento para o pavilhão da feira.
Além da gastronomia autoral do chef Rodrigo Bellora, a delegação contará com a presença do grupo folclórico Ana Terra, cuja arte tradicionalista representa um elo cultural com o público argentino. A programação também inclui o lançamento do Carnaval de Uruguaiana.
Mercado prioritário para o turismo gaúcho
A Argentina é considerada um mercado prioritário para o turismo gaúcho, e os resultados das ações promocionais realizadas ao longo do ano reforçam o sucesso da estratégia. Entre janeiro e agosto de 2025, o Rio Grande do Sul recebeu o número recorde de 1.026.945 turistas argentinos, superando todos os anos anteriores e estabelecendo uma nova marca histórica.
Esse fluxo representa 38,7% do total de argentinos que visitaram o Brasil no período. A proximidade geográfica é um fator decisivo, considerando que 92% dos visitantes do país vizinho chegaram ao estado por via terrestre.
Pensando nesse público que viaja pelas rodovias, a Setur lançará na feira a campanha "Viva o Caminho: cada quilômetro importa". A iniciativa inclui um mapa com 20 dicas essenciais ao longo das principais rotas, oferecendo informações sobre segurança, paradouros, hospedagens, além de sugestões de aventura, natureza e passeios para a família.
Iniciativas para atrair os argentinos
Ao longo dos últimos anos, o governo do Estado promoveu diversas iniciativas para atrair o público argentino, como uma press trip (viagem para a imprensa) com os jornais Clarín e La Nación, um famtour (viagem de familiarização) com operadoras de turismo, e um roadshow (evento itinerante) em Córdoba, para apresentar o destino. A ampliação da malha aérea foi prioridade em 2025, com a retomada dos voos da Aerolíneas Argentinas em março e o início de novas frequências da Gol em abril e da Latam em setembro.
Além do forte investimento em promoção, o Rio Grande do Sul oferece um ambiente seguro para seus visitantes. O Estado foi reconhecido como o terceiro mais seguro do Brasil para turistas. Para o secretário Ronaldo Santini, a participação na FIT é essencial para consolidar o RS como um destino importante para os argentinos.
“A Argentina é um parceiro fundamental para o nosso turismo. Os números recordes de 2025 mostram que estamos no caminho certo, combinando promoção, novos voos e um ambiente seguro para receber nossos visitantes. O lançamento das nossas ações de verão em Buenos Aires é um convite direto para que desfrutem de tudo que nosso Estado tem a oferecer, da Serra ao Litoral”, afirma Santini.
Programação gaúcha na FIT 2025
A agenda da delegação gaúcha na FIT 2025 começará no dia 26 de setembro com uma rodada de negócios voltada para operadores turísticos. No dia seguinte, 27 de setembro, ocorrerá o lançamento oficial das ações de verão. A programação cultural e gastronômica ganha destaque no dia 28, com uma “cozinha show” do chef Rodrigo Bellora, que apresentará pratos autorais gaúchos às 15h, no estande da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur).
As ações de promoção comercial continuam no dia 29 de setembro com a realização, pela primeira vez, de um roadshow exclusivo em Palermo para 100 agências de viagem. Encerrando a participação na feira, o dia 30 será dedicado ao lançamento de dois dos maiores eventos do Estado: o Natal Luz de Gramado e o Carnaval de Uruguaiana.
Texto: Ascom Setur
Edição: Secom