Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Empresa será autuada por emissão de poluentes tóxicos

Publicação:

A Fepam vai autuar a Central de Resíduos Tóxicos (CRI), localizada na estrada municipal VRS 834, na divisa entre Farroupilha e Caxias do Sul, por geração de emissões de poluentes atmosféricos tóxicos oriundos de incêndio de resíduos tóxicos. O incêndio começou por volta das 7h da manhã de sexta-feira (9), foi contido em torno das 13h, porém recomeçou por volta das 18h. Na tarde de sexta, os técnicos do Serviço de Emergência Ambiental (Seamb) da Fepam foram acionados para verificar o incêndio na central de resíduos, que recebe unicamente descarte industrial da empresa Fras-le, com sede em Caxias do Sul que produz materiais de fricção. O incêndio na vala da CRI foi atendido pelos funcionários da própria central e pelo Corpo de Bombeiros, tendo sido aparentemente contido por volta das 13h. Esta vala recebe pastilhas de lonas de frio que não passaram no teste de controle de qualidade, pó de lixamento, embalagens contaminadas com produtos perigosos e sobras de manutenção. A central de resíduos tem licença de operação emitida pela Fepam para disposição de 300 metros cúbicos de resíduos perigosos. Ao contatar a empresa, os técnicos do Seamb foram informados por fax que a CRI faria investigação para apurar as causas do incêndio. Há suspeita de que o fogo tenha sido causado pelo pó de lixamento depositado na vala que é auto-combustivo. No final da tarde, uma fumaça preta e espessa envolvia a região, causando poluição atmosférica em uma vila situada próxima à sede da CRI. Os bombeiros foram novamente chamados e o fogo foi contido, mediante orientação dos técnicos do Seamb, que colocaram areia na vala.
Portal do Estado do Rio Grande do Sul