Encontro em Capão da Canoa apresenta propostas para aglomeração urbana do Litoral Norte

Na quinta-feira (15), no plenário da Câmara de Vereadores de Capão da Canoa, será realizado o I Encontro dos Municípios da Aglomeração Urbana do Litoral Norte. O evento, que acontece das 9h30 às 12h, é promovido pela Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbana (Sehadur), em conjunto, com a Metroplan, com o apoio da Amlinorte - Associação dos Municípios do Litoral Norte e Prefeitura de Capão da Canoa. O encontro reunirá prefeitos, vices, vereadores e secretários municipais dos 20 municípios que compõem a Aglomeração Urbana e tem como objetivo apresentar os principais programas que poderão ser desenvolvidos, em conjunto pelo Litoral Norte nas áreas de transporte público, ocupação de solo urbano e organização territorial. A Lei 12.100, que cria a Aglomeração Urbana do Litoral Norte foi uma iniciativa do secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Alceu Moreira. O projeto foi encaminhado, via Metroplan, para a Assembléia Legislativa, e sancionado pelo governador Germano Rigotto, em 27 de maio. Alceu Moreira destaca que o evento visa, também, preparar o Litoral Norte para a temporada de verão, quando esses municípios aumentam em até 1/6 a população, acarretando uma série de problemas que necessitam de soluções integradas para solucioná-los. Os municípios da Aglomeração Urbana do Litoral Norte são Torres, Mampituba, Dom Pedro de Alcântara, Arroio do Sal, Morrinhos do Sul,Três Cachoeiras, Três Forquilhas, Itati, Maquiné, Terra de Areia, Capão da Canoa, Xangrilá, Imbé, Osório, Tramandaí, Cidreira, Balneário Pinhal, Palmares do Sul, Capivari do Sul e Caraá. A Aglomeração Urbana do Litoral Norte é a terceira do Estado. As outras duas são a do Nordeste (região de Caxias), formada por 10 municípios, e a Urbana do Sul (região de Pelotas), formada por 5 municípios, além da Região Metropolitana de Porto Alegre, formada por 31 municípios. Em estudo desenvolvido em 1992, Aglomerações Urbanas do Rio Grande do Sul, é indicado que dos 11 conjuntos de municípios que potencialmente poderiam constituir aglomerações urbanas, apenas três contemplavam os critérios propostos: Nordeste, Pelotas e Litoral Norte. O trabalho foi desenvolvido pela Secretaria de Planejamento Territorial e Obras.