Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Estado registra recorde histórico na abertura de empresas no primeiro trimestre de 2025

Com 84.505 novos empreendimentos, o número é o maior da série histórica iniciada em 2003

Publicação:

Card em fundo cinza, no qual está escrito Desenvolvimento Econômico ao centro, logo abaixo de um ícone formado por cinco retângulos empilhados (representando papéis ou pastas) com uma seta apontando para cima na parte superior dos retângulos e um círculo com um cifrão dentro do lado direito dos retângulos. No canto inferior direito está a logomarca utilizada pela gestão 2023-2026 do governo do Rio Grande do Sul.
-

No primeiro trimestre de 2025, foram abertos 84.505 empreendimentos no Rio Grande do Sul. Esse é o maior número registrado desde o ano de 2003, quando a Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS) passou a disponibilizar os dados de forma sistematizada. Em janeiro, foram abertas 33.144 empresas; em fevereiro, 26.157; e em março, 25.204.  

O Estado já havia registrado um recorde no primeiro bimestre deste ano, com 59.301 novos empreendimentos, que representam o maior número de empresas abertas nos últimos dez anos. As informações, segundo o titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Ernani Polo, comprovam que o trabalho do governo tem tornado o Rio Grande do Sul mais atrativo para quem quer empreender.

“O ambiente de negócios é uma das prioridades estratégicas do Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável. Estamos todos engajados em seguir suas diretrizes para tornar o Rio Grande do Sul um local onde as empresas sabem que podem prosperar. Desburocratização, incentivo à qualificação de mão de obra, oferecimento de segurança jurídica e processos de licenciamento mais ágeis são alguns elementos que temos incentivado para isso”, explica Polo.

A presidente da JucisRS (vinculada à Sedec), Lauren Mazzardo, ressalta que esse recorde é reflexo dos projetos em parceria com o governo do Estado e secretarias para desburocratizar a abertura de empresas. “O Tudo Fácil Empresas é um programa que permite ao empreendedor abrir seu negócio de baixo risco em até dez minutos e de forma totalmente gratuita”, ressalta. 

Texto: Ascom Sedec
Edição: Eduardo Devens/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul