Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Forças de resposta do governo do Estado atuam em queda de aeronave na manhã desta sexta-feira em Capão da Canoa

Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Brigada Militar, IGP, Samu e Polícia Civil prestam atendimentos no local

Publicação:

Um grupo de sete pessoas sob uma lona observa uma casa com avarias em sua fachada
Equipes das forças de segurança do Estado estão no local prestando atendimento - Foto: Ascom Defesa Civil

Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Brigada Militar e Instituto-Geral de Perícias (IGP) e Samu estão no local da queda de uma aeronave de pequeno porte na cidade de Capão da Canoa, no Litoral Norte, desde os primeiros momentos após o acidente, na manhã desta sexta-feira (3/4), prestando os atendimentos necessários.

O acidente aconteceu por volta das 10h35, na Avenida Valdomiro Cândido dos Reis, quando o avião, que decolou do aeroporto da cidade, perdeu altitude e atingiu um restaurante, que estava fechado. Câmeras de segurança na região gravaram o momento em que a aeronave atingiu o telhado do restaurante.

“Estou acompanhando, desde os primeiros momentos, junto às forças de segurança, a mobilização total no atendimento à ocorrência, infelizmente com a confirmação de óbitos. A área do acidente já foi evacuada pela Defesa Civil, preservando os moradores do entorno, e segue sob controle com atuação do Corpo de Bombeiros Militar e da Brigada Militar. Determinei empenho total das equipes no atendimento à ocorrência. Desde já, expresso a minha solidariedade aos familiares das vítimas e à comunidade de Capão da Canoa diante desse triste acontecimento”, enfatizou o governador Eduardo Leite.

A Defesa Civil chegou logo após o acidente e realizou a evacuação das residências vizinhas e o isolamento do local. As guarnições do Corpo de Bombeiros Militar chegaram em seguida e iniciaram o combate às chamas. A Brigada Militar também chegou ao local e aumentou o perímetro do isolamento, retirando populares e apoiando a atuação dos bombeiros. Os moradores das residências nas imediações foram retirados por conta do risco de explosões e, até o momento, não foram registrados feridos em relação ao acidente.

Imagem mostra imóvel parcialmente destruído na parte e resquícios de incêndio
Imóvel onde funcionava um restaurante ficou parcialmente destruído com a queda da aeronave - Foto: Ascom Defesa Civil

As equipes estão apurando sobre as vítimas ocupantes da aeronave, tripulantes e passageiros. As informações preliminares dos documentos do plano de voo e dos familiares presentes no local dão conta de que se trata de um casal que dividia residência entre Xangri-Lá, no Litoral Norte, e Ribeirão Preto, em São Paulo, e que saiu de Capão da Canoa e se dirigiria ao aeroporto de Itápolis, em São Paulo.

O fornecimento de energia foi suspenso pela concessionária por conta da presença de postes quebrados e fios caídos no entorno do local do acidente.

Equipes do Instituto-Geral de Perícias (IGP) estão no local para avaliação, e o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Ceninpa), órgão competente para a investigação de acidentes aéreos, também já foi acionado.

A Prefeitura de Capão da Canoa também esteve com equipes da Defesa Civil e outras áreas para apoiar a atuação das forças de resposta no local. E o Samu apoiou os familiares das vítimas que estão no local do acidente.

Texto: Acom Defesa Civil
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul