Governadora autoriza R$ 75 mil para atendimento de famílias em risco social em Esmeralda
Publicação:
A governadora Yeda Crusius assinou, nesta quarta-feira (12), convênio entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social, e o município de Esmeralda, para a execução do Prêmio Boas Práticas em Gestão para o Desenvolvimento Social no Estado do Rio Grande do Sul - 2010. A iniciativa conta com um repasse de R$ 75 mil do Governo estadual.
O programa é destinado ao atendimento das famílias em situação de risco e vulnerabilidade social decorrentes da pobreza, privação e fragilidade dos vínculos afetivos. O Prêmio foi criado em junho de 2009 pela governadora Yeda Crusius, para mobilizar gestores e comunidades na transformação sustentada das realidades municipais.
A meta é reconhecer as práticas dos municípios que alteraram a realidade de suas comunidades por meio de iniciativas de excelência na aplicação dos recursos do Fundo Estadual de Assistência Social (Feas). A meta é implementar programas ou projetos que apresentem soluções inovadoras no enfrentamento de problemas sociais, desenvolvendo tecnologias.
A governadora Yeda Crusius afirmou que o programa estabelece uma sinergia com a sociedade, com projetos que envolvam a sociedade civil na promoção de ações de controle social e incentivem a organização da comunidade. Queremos um Estado bem gerenciado e eficiente em todas as áreas, com atenção especial ao segmento social. Com o Prêmio, propomos um debate mais amplo com a sociedade sobre os resultados das políticas desenvolvidas pelo Estado na gestão da assistência social, disse a governadora. Yeda destacou ainda que investimentos em projetos, programas e ações de inclusão social no território gaúcho têm impacto na geração de renda e novos postos de trabalho.