Governo do Estado realiza curso de Especialização em Envelhecimento Ativo
Publicação:
O Governo do Estado, por intermédio da Escola de Saúde Pública, em parceria com a Pontifícia Universidade Católica (Pucrs), realiza, a partir de abril, o 1º Curso de Especialização em Envelhecimento Ativo. Com duração de um ano, o programa é destinado a profissionais de nível superior das áreas de Saúde e Humanas, que atuem no Sistema Único de Saúde (SUS), envolvidos na área de atenção integral e reabilitação à saúde da pessoa idosa, em uma perspectiva multiprofissional. Há 50 vagas, e as inscrições se encerram na próxima sexta-feira (19).
A ação faz parte do Programa Estruturante Nossas Cidades - RS Amigo do Idoso, que desenvolve atividades que propiciem a melhor gestão das políticas públicas, tanto em nível estadual como municipal, promovendo a inclusão social das pessoas idosas. O projeto estimula a emancipação, a autonomia e a independência nas atividades cotidianas como forma de garantir o exercício da cidadania, respeitando a heterogeneidade, as diversidades cultural, regional, étnica, racial e de orientação sexual.
As aulas ocorrem quinzenalmente durante três dias: quintas-feiras, sextas-feiras e sábados - com carga horária de 360 horas -, na Escola de Saúde Pública e no Campus da Pucrs. No programa: Processo de Envelhecimento Ativo e suas Implicações; Políticas Públicas de Atenção à Pessoa Idosa; Prevenção e Promoção da Saúde do Idoso; e Metodologia de Ensino e Pesquisa.
As inscrições podem ser feitas por Sedex ou pessoalmente na Secretaria Acadêmica da Escola de Saúde Pública, na avenida Ipiranga, 6.311, Partenon - Fone (51) 3901-1470. Serão exigidos ficha de inscrição; memorial descritivo; termo de liberação do trabalho para participar do curso; curriculum vitae; cópia do diploma de curso superior (graduação); cópia de comprovante de inscrição no Conselho Profissional, CPF e Carteira de Identidade.