Asfalto e sinalização ampliam segurança nas estradas da Região Central

Recuperação da VRS 804 amplia a segurança e qualifica o acesso ao município de Silveira Martins
Recuperação da VRS 804 amplia a segurança e qualifica o acesso a Silveira Martins - Foto: Karine Viana/Palácio Piratini

Estradas da Região Central ganharam asfalto e sinalização novos e agora estão melhores e mais seguras para os motoristas. O governador José Ivo Sartori esteve na inauguração de duas obras nesta sexta-feira (18): a da VRS-804, em Silveira Martins, e a de um trecho importante da ERS-149, entre Nova Palma e Faxinal do Soturno. Ele também vistoriou o trabalho em outros municípios.

As obras fazem parte de um dos principais programas de recuperação de asfalto do governo do Estado: o Contrato de Restauração e Manutenção de Rodovias (Crema). Nesta viagem, o foco é o eixo conhecido como Crema Santa Maria-Cachoeira do Sul. Executados pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), os serviços de recuperação asfáltica e de sinalização abrangem 251 quilômetros de sete rodovias da região.

As melhorias beneficiam diretamente a população de 11 municípios, mas todos os motoristas que trafegam pela região saem ganhando. O investimento total é de R$ 158,7 milhões, financiados pelo Banco Mundial (Bird). As obras começaram em 2016 e estão dentro do prazo de entrega. Até agora, já foram restaurados 157 quilômetros, mais da metade do previsto. O programa também inclui a manutenção.

Para Sartori, entregas melhoram escoamento da produção, estimulam turismo e elevam autoestima da comunidade - Foto: Karine Viana/Palácio Piratini

Durante a inauguração da VRS-804, em Silveira Martins, Sartori destacou a importância de uma boa infraestrutura para a população: "São demandas que viabilizam os acessos aos municípios e auxiliam o progresso local. Melhoram o escoamento da produção e estimulam o turismo. Se é bom para o desenvolvimento regional, é bom para a economia de todo o estado. E tem outro aspecto muito importante: são conquistas que elevam a autoestima da comunidade". Só na VRS-804, quase 13 quilômetros receberam asfalto e sinalização novos.

Esforço para avançar

A outra obra entregue foi na ERS-149, entre Nova Palma e Faxinal do Soturno: cerca de 16 quilômetros da estrada também receberam serviços de recuperação asfáltica e sinalização. "A ERS-149 é um exemplo do nosso esforço para avançar, mesmo com dificuldades. Estamos promovendo profundas transformações estruturais. A travessia não terminou. Somos um governo de atitude e buscamos um Estado eficiente, moderno, prestando serviços de qualidade aos cidadãos. Este é mais um exemplo de que é preciso fazer de 2018 um ano de ação - e não de omissão".

NOVA PALMA, RS, BRASIL 18.05.2018: O governador José Ivo Sartori, acompanhado do secretário extraordinário de assessoramento superior do Gabinete do Governador, Idenir Cecchim participou da inauguração das obras de restauro da ERS-149, no trevo de acesso
Cerca de 16 quilômetros da ERS-149 também receberam serviços de recuperação asfáltica e sinalização - Foto: Karine Viana/Palácio Piratini

Vistorias

Entre as inaugurações, Sartori parou nos municípios vizinhos de Agudo e Restinga Seca, onde vistoriou o trabalho na RSC-287. A estrada ainda está em obras, mas dois trevos considerados fundamentais pelas comunidades já estão prontos: o trevo que dá acesso a Agudo e o trevo que dá acesso a Faxinal do Soturno (este último é conhecido como Trevo do Santuário).

RESTINGA SECA, RS, BRASIL 18.05.2018: O governador José Ivo Sartori, acompanhado do secretário extraordinário de assessoramento superior do Gabinete do Governador, Idenir Cecchim vistoriou as obras da ERS-287, em Restinga Seca, e do trevo de acesso ao San
Considerada uma obra fundamental pela comunidade, o Trevo do Santuário já está concluído - Foto: Karine Viana/Palácio Piratini

Neste sábado (19), o governador ainda fará vistoria nas obras da ERS-348, em Faxinal do Soturno. A rodovia também está com obras de recuperação asfáltica.

00:00:00/00:00:00

Asfalto e sinalização ampliam segurança nas estradas da Região Central

Asfalto e sinalização ampliam segurança nas estradas da Região Central Crédito: Governo do Rio Grande do Sul

Texto: Vanessa Felippe