Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Grupo de Trabalho de Energia Eólica terá primeira reunião nesta quinta-feira

Publicação:

Grupo de Trabalho de Energia Eólica terá primeira reunião nesta quinta-feira
O Rio Grande do Sul tem 52 parques eólicos instalados e o maior potencial eólico do Brasil - Foto: Divulgação SME

Com o objetivo de promover o desenvolvimento energético do Rio Grande do Sul, a Secretaria de Minas e Energia está recriando o Grupo de Trabalho de Energia Eólica (GT Eólica), com a primeira reunião marcada para esta quinta-feira (10).

O secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker, explica que o propósito desse grupo é fornecer um ambiente permanente e contínuo de discussões relativas ao desenvolvimento do setor eólico. "O objetivo do governo é colocar o Rio Grande do Sul em destaque no cenário nacional no que se refere à produção de energia eólica, bem como oferecer as condições favoráveis para a atração de novos investimentos", afirmou.

Para o coordenador do grupo de trabalho, Eberson Silveira, "as energias renováveis têm excelentes perspectivas dentro do Rio Grande do Sul e em particular a energia eólica, que possui o maior potencial entre os estados brasileiros, propiciando excelentes oportunidades para a instalação de parques eólicos e da cadeia produtiva associada".

Foram convidados para o encontro, a Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), o Sindieólica, a Fepam, o Badesul, a Eletrosul e demais empresas do setor.

Saiba mais sobre a energia eólica no RS 
O Rio Grande do Sul é o estado com o maior potencial no país para produção de energia eólica. Atualmente são 52 parques eólicos instalados, com capacidade de geração de 1.342,9 MW. O crescimento mundial de energia eólica e o potencial brasileiro têm mostrado um cenário de grandes perspectivas para o setor. Segundo o Atlas Eólico, o potencial do RS para ventos acima de 7 m/s e altura de 100 metros em terra firme (onshore) é de 102,8 GW e mais 114,2 GW sobre lagoas e oceano (offshore). Para ventos acima de 7 m/s e altura de 150 metros, o potencial onshore é de 245,3 GW.


Texto: Ascom SME
Edição: Denise Camargo/Secom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul