Lançada pedra fundamental das obras de expansão do Aeroporto Internacional Salgado Filho

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL 22.03.2018: Solenidade de lançamento da pedra fundamental das obras de expansão do Aeroporto Internacional Salgado Filho (ou Porto Alegre Airport, marca usada pela Fraport Brasil). Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini
As obras consistem na expansão do Terminal 1 e da pista, na adequação das vias de taxiamento e em melhorias na drenagem - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

A Fraport Brasil-Porto Alegre lançou, na manhã desta quinta-feira (22), a pedra fundamental das obras de expansão do Aeroporto Internacional Salgado Filho (ou Porto Alegre Airport, marca usada pela empresa alemã). Oficialmente iniciadas, as obras consistem na expansão do Terminal 1 e da pista de pouso e decolagem, na adequação das vias de taxiamento e em melhorias no sistema de drenagem do aeroporto.

As obras são executadas pelo consórcio HTB, Tedesco e Barbosa Mello, contratado em janeiro deste ano pela Fraport. O contrato é na modalidade Engineering, Procurement and Construction (EPC), que determina que o consórcio é responsável por todas as etapas das obras, desde o projeto até a entrega final. As licenças ambientais já foram emitidas pelos órgãos reguladores.

A previsão é gerar até mil novos empregos. A expectativa é concluir a expansão do terminal até outubro de 2019. A pista, que tem hoje 2.280 metros de comprimento, ganhará mais 920 metros, até 2021. Nessa etapa da obra (Fase 1B), serão investidos cerca de R$ 1,5 bilhão. O valor contempla a contratação do consórcio, a compra de equipamentos, o desenvolvimento e a gestão do projeto.

O governador José Ivo Sartori afirmou que o ato “materializa o começo de uma nova realidade, muito esperada. Os benefícios são incontáveis. Podemos dizer que estamos diante de um dos cinco investimentos mais significativos para a economia do Rio Grande do Sul na última década. Não estamos falando somente do montante de recursos financeiros, mas, principalmente, do efeito multiplicador de benefícios para a nossa economia em termo de logística, geração de emprego, atração de turismo e negócios”, enfatizou.

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL 22.03.2018: O governador José Ivo Sartori prestigiou, nesta quinta-feira (22), a solenidade de lançamento da pedra fundamental das obras de expansão do Aeroporto Internacional Salgado Filho (ou Porto Alegre Airport, marca usada pe
"Estamos diante de um dos cinco investimentos mais significativos para a economia do RS na última década - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

A CEO da Fraport Brasil-Porto Alegre, Andreea Pal, afirmou que passageiros e parceiros de negócios serão beneficiados diretamente por um terminal maior e mais confortável e por uma infraestrutura de 'airside' que atenda aos requisitos de segurança internacionais. “Nossa meta é criar um portal aeroportuário moderno, eficiente e focado no cliente. Nossa experiente equipe local está trabalhando para oferecer o nível mais alto de qualidade em serviços, operação e segurança”, afirmou. Pal agradeceu o suporte da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), do governo do Estado e da prefeitura de Porto Alegre.

O presidente do Grupo HTB, Detlef Dralle, enfatizou que o  consórcio “vai mostrar mais um exemplo do Brasil que dá certo”, garantindo entregar as obras contratadas “no prazo, dentro do orçamento e com qualidade”.

O prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, afirmou que parcerias com a iniciativa privada "trazem agilidade aos projetos". Marchezan informou que a prefeitura está acompanhando o processo de remoção das famílias das áreas do entorno da pista do aeroporto.

Pedra fundamental das obras foi lançada no dia 22 de março; a expectativa é concluir a expansão do terminal até outubro de 2019 - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

Sobre a Fraport

Fraport Brasil-Porto Alegre e Fraport Brasil-Fortaleza são subsidiárias da Fraport AG Frankfurt Airport Services Worldwide, uma das empresas líderes no mercado global de aeroportos, que oferece uma gama completa de serviços de gerenciamento e consultoria.

As empresas foram estabelecidas no país quando Fraport AG conquistou, via licitação internacional do governo federal, a concessão dos aeroportos de Fortaleza e Porto Alegre pelos próximos 30 e 25 anos, respectivamente.

Proprietária e operadora do aeroporto de Frankfurt, maior aeroporto da Alemanha, com mais de 64 milhões de passageiros por ano, a Fraport AG opera em 30 aeroportos pelo mundo.

A Fraport AG arrematou o Aeroporto Internacional Salgado Filho por R$ 382 milhões, dos quais R$ 290,5 milhões foram pagos no ato da concessão ao governo federal.

00:00:00/00:00:00

Lançada pedra fundamental das obras de expansão do Aeroporto de Porto Alegre

A expectativa é concluir a expansão do terminal até outubro de 2019 e a pista até 2021 Crédito: Governo do Rio Grande do Sul

Texto: Mirella Poyastro/Secom