Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Lanceiros de Panambi se apresentam na Fecolônia a partir deste domingo

Publicação:

A Feira Estadual da Agroindústria Colonial (Fecolônia), que se realiza de 7 a 9 de setembro, em Panambi, abrirá espaço no domingo, às 10h30, à apresentação dos lanceiros de Panambi. O município possui atualmente três sociedades de lanceiros que competem entre si em campeonatos durante o ano. Vamos fazer uma demonstração de como são as nossas competições, antecipou o presidente da Liga de Lanceiros de Panambi, Vilson Seiden.

O conjunto lança, cavalo e cavaleiro, segundo Seiden, tem de estar em harmonia. O objetivo do cavaleiro é lançar, enquanto o cavalo segue em disparada, e acertar num alvo com vários furos. Acertar no centro exige mais habilidade, por isso a pontuação nesse ponto do alvo é maior, valendo 12 pontos, explica Seiden.

História
Os lanceiros, ou soldados de cavalaria armados de lança, combatiam na linha de frente do exército de Napoleão Bonaparte, há mais de 200 anos. O sucesso da estratégia napoleônica, de regimentar parte de seu exército em cavalaria, foi tão grande que seus efeitos ainda se fizeram sentir na primeira fase da Primeira Guerra Mundial.

No Rio Grande do sul, durante a Revolução Farroupilha (1835-1845), os republicanos organizaram um corpo de Lanceiros Negros. Quase todos foram massacrados pelos imperiais, ao final da revolução, na Batalha de Porongos, no atual município de Pinheiro Machado.


Texto: Cleuza Noal Brutti
Edição: Redação Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul