Mallmann comemora cem anos de registro de identificação no Estado
Publicação:
O secretário estadual da Segurança Pública, José Francisco Mallmann participou nesta tarde desta segunda-feira (13) da solenidade alusiva aos cem anos do registro de identificação no Estado. Após a solenidade, o secretário fez a carteira de identidade digitalizada, que está sendo emitida no Estado desde o final do ano passado. O secretário parabenizou o Instituto Geral de Perícias (IGP) por resgatar a história e comemorar a data. “O povo gaúcho pode contar com 408 postos de identificação espalhados pelo Estado para fazer a carteira de identidade digitalizada. Atualmente, temos um banco de 12 milhões de cidadãos cadastrados que faz parte do Consultas Integradas da Secretaria da Segurança Pública”, disse Mallmann. O diretor-geral do IGP, Áureo Luiz Figueiredo Martins, destacou a modernização e a segurança da nova carteira de identidade. “A emissão em todo o Estado é feita numa central, oferecendo mais segurança ao processo. O novo modelo tem a fotografia capturada no momento da solicitação do documento e as impressões digitais são colhidas no scanner. Atualmente estamos emitindo ce rca de 2.660 carteiras de identidade por dia”, falou. Histórico Em 12 de agosto de 1907, o presidente do Estado do Rio Grande do Sul, Antônio Augusto Borges de Medeiros, aprovou e regulamentou o Decreto nº 1166, o gabinete de identificação, antropometria e estatística. O gabinete ficava sob a responsabilidade direta do chefe de Polícia e tinha caráter exclusivamente policial e judiciário, e destinava-se a fornecer provas de identidade às pessoas honestas e de bons antecedentes, o documento tinha o valor da folha corrida. Há um século a identificação já beneficiava todas as pessoas qualquer que fosse a idade, sexo, ou condição social. O gabinete também iniciou o processo de organização da identificação criminal. A partir da Constituição Estadual de 1989, os serviços de identificação ficaram sob a responsabilidade da Coordenadoria-Geral de Perícias. Em 17 de julho de 1997, através da Emenda Constitucional 19, a Coordenadoria passou a ser denominada Instituto-Geral de Perícias.