Novo estacionamento do Aeroporto de Passo Fundo inicia operações

Concessionária que operará serviço investiu R$ 900 mil na obra e repassará parte do faturamento ao Estado - Foto: Divulgação/DAP

Os moradores de Passo Fundo e região poderão usufruir, a partir desta terça-feira (17), do novo estacionamento privado de veículos do Aeroporto Lauro Körtz. A implantação do espaço tem o objetivo de organizar o fluxo de veículos no local e trazer mais segurança e conforto aos usuários.

O contrato de concessão para a execução e operação do novo estacionamento foi firmado pelo governo do Estado, através da Secretaria dos Transportes e Departamento Aeroportuário (DAP), com a empresa Traçado Construções e Serviços. A vigência é de 15 anos, prorrogáveis por igual período.

Área terá 4.600 m² e 218 vagas de estacionamento rotativo
Área terá 4.600 m² e 218 vagas de estacionamento rotativo - Foto: Divulgação/DAP

Com investimento de R$ 900 mil oriundos da empresa contratada, a área terá 4.600 m² e 218 vagas de estacionamento rotativo, sendo 11 para idosos, 20 para motos e seis para pessoas com necessidades especiais. Nos termos do contrato, o governo do Estado receberá valores fixos mensais e um percentual do faturamento bruto da operação.

Para garantir maior segurança aos motoristas, o pátio do estacionamento é cercado e possui iluminação e monitoramento por câmeras. Além disso, o funcionamento será 24 horas, para que sejam atendidos todos os horários de voos.

Valores do estacionamento

A tarifa aplicada será fracionada na primeira meia hora, com valor de R$ 5,00. Até a primeira hora, o preço é de R$ 8,00. A cada hora adicional, serão acrescidos R$ 3,00 até que seja alcançado o valor da diária, de R$ 28,00.

Ampliação do aeroporto

Além do novo estacionamento, o governo do Estado, a Secretaria dos Transportes e o DAP estão prestes a lançar o edital de licitação para o projeto executivo e as obras de ampliação do Aeroporto de Passo Fundo. Os serviços, orçados em R$ 55 milhões, são considerados prioridade para o desenvolvimento da aviação regional.

Entre as principais melhorias, estão um novo terminal de passageiros, um novo pátio para estacionamento das aeronaves e a recuperação da atual pista de pousos e decolagens. O termo de referência para o edital está sob análise da Secretaria Nacional de Aviação Civil. A licitação será por regime diferenciado de contratação (RDC).

Texto: Juliana Pretto/ST
Edição: Gonçalo Valduga/Secom