RedeSim abrange 54% dos municípios gaúchos

JucisRS card
-

Com as ações e as novas ferramentas da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios – RedeSim –, o Rio Grande do Sul conta a partir desta segunda-feira (14/10) com a adesão de mais dois municípios: Chuí e Riozinho, totalizando 267 cidades e 89% das empresas beneficiadas no Estado.

O objetivo do sistema é desburocratizar e agilizar a abertura de novos negócios, além de possibilitar a regularização de empresas. A previsão é alcançar a totalidade dos 497 municípios gaúchos até o final de 2022.

“O registro e legalização de pessoas jurídicas passa por melhorias significativas. O prazo de aquisição do alvará de uma empresa de pequeno porte e baixo risco, que era de 90 dias, dependendo da complexidade, agora é de até três dias”, afirmou o presidente da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS), Flávio Koch.

Cinco Estados já atingiram todos os seus municípios com a RedeSim: Alagoas, Amazonas, Pará, Rio Grande do Norte e Rondônia. Conforme Portal da Rede, são mais de 3.000 municípios integrados ao sistema, abrangendo cerca de 85% das pessoas jurídicas ativas do país.

“Uma de nossas diretrizes é sensibilizarmos as prefeituras que ainda não fazem parte da RedeSim para abranger todos os municípios do RS”, disse Koch.

Texto: Ascom JucisRS