Semana da Alimentação começa no Parque da Redenção
Publicação:
A distribuição de folders, cartilha do consumidor e material referente aos programas desenvolvidos pela Secretaria do Trabalho, Cidadania e Assistência Social (STCAS) é a atividade programada para o início da Semana da Alimentação/RS 2005, neste domingo (16), no Parque Farroupilha, junto ao Monumento ao Expedicionário. O evento será aberto oficialmente às 8h30min desta segunda-feira (17), no auditório térreo do prédio 50 da PUCRS (avenida Ipiranga, 6681). Haverá a leitura de uma mensagem da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) relativa ao Dia Mundial da Alimentação 2005 (16 de outubro). Na ocasião, a Secretaria do Trabalho, Cidadania e Assistência Social (STCAS), através do Consea/RS e o governo do Estado serão convidados a assinar o Termo de Compromisso com as Diretrizes Voluntárias para o Direito Humano à Alimentação, da FAO. O Termo é uma responsabilidade com a incorporação das diretrizes adotadas na 127ª Sessão do Conselho da FAO, realizada em Roma no ano passado, em políticas e programas públicos, na legislação e no dia-a-dia. As diretrizes dizem respeito à realização progressiva do direito à alimentação adequada. O secretário do Trabalho, Cidadania e Assistência Social, Edir Oliveira, irá representar o governador do Estado na cerimônia de abertura. Para ele, o evento vai possibilitar a troca de experiências e o avanço nas políticas que tratam do tema. A alimentação é importante não apenas pelo seu valor nutricional, mas também porque é geradora de trabalho e renda, ressaltou Edir Oliveira. Após a abertura oficial, painel reunirá representantes dos ministérios do Desenvolvimento Social e das Relações Exteriores.