Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Usina Hidrelétrica Itaúba opera há 30 anos

Publicação:

A Usina hidrelétrica Itaúba, com 500 MW (megawatts) de potência instalada, de propriedade do Grupo CEEE, completa 30 anos de operação no segmento de geração de energia elétrica, data em que a concessionária gaúcha comemora 65 anos de atuação no Rio
Usina Hidrelétrica Itaúba opera há 30 anos

A Usina hidrelétrica Itaúba, com 500 MW (megawatts) de potência instalada, de propriedade do Grupo CEEE, completa 30 anos de operação no segmento de geração de energia elétrica, data em que a concessionária gaúcha comemora 65 anos de atuação no Rio Grande do Sul. Para celebrar este marco, será realizada uma solenidade nesta quinta-feira (04), nas dependências da usina, localizada no município de Pinhal Grande, estrada que liga Estrela Velha a Júlio de Castilhos, a 280 km de Porto Alegre. Participam do evento, os diretores do Grupo CEEE, Sérgio Souza Dias, da Área de Geração, e Sérgio Ladniuk, responsável pela Área Administrativa.

Após três décadas de funcionamento, o complexo gerador de Itaúba continua com a operação comercial plena. Nos últimos dois anos, a maior usina da CEEE passou por reforma do sistema de bielismo (mecânico). Para 2010 e 20011 estão previstas melhorias que agregam novas tecnologias, garantem a integridade operacional e possibilitam operação com maior confiabilidade e disponibilidade de geração de energia.

É importante ressaltar também que a CEEE possui um compromisso com o meio ambiente, em que a usina utiliza um sistema limpo nas partes móveis, as quais passaram por um novo projeto, com substituição de peças e equipamentos. Além disso, outros investimentos foram executados no parque gerador, tais como: substituição dos sistemas de regulação de velocidade, aquisição e instalação de gerador de emergência, o qual conferiu à usina a posição de auto-restabelecimento junto ao Operador Nacional do Sistema - ONS, o que significa não necessitar de fonte externa de alimentação para retomar à operação ou a geração de energia, em caso de avarias no sistema elétrico.

Além de sua contribuição no segmento de geração de energia, esta usina é um importante elemento da história da energia elétrica no Estado, que contribuiu para alavancar o desenvolvimento no território gaúcho. O Grupo CEEE realiza permanentes investimentos na preservação de suas usinas, com instalação de equipamentos modernos, porém, procura manter intactas as características arquitetônicas originais.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul