Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

103ª Operação Desmanche bate recorde em apreensão de sucatas

Cerca de 650 toneladas de materiais automotivos foram apreendidos em Canoas

Publicação:

sucata desmonte 5 12
Operação combate a receptação e o desmonte de veículos furtados e roubados - Foto: Anelize Sampaio / Ascom SSP

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) desencadeou a 103ª Operação Desmanche, que combate a receptação e o desmonte de veículos furtados e roubados. A ação ocorreu em Canoas, no bairro Mathias Velho. Iniciada em 23 de novembro, a operação, que durou seis dias, resultou na apreensão recorde de 646 toneladas de sucatas automotivas. Cinco pontos de um mesmo proprietário foram visitados. Uma prisão por receptação de motores de caminhão e crime ambiental foi feita.

Durante a operação, foram apreendidos um caminhão suspeito de fruto de roubo/furto, seis caminhões em busca e apreensão, quatro motores roubados, 13 motores com numeração suprimida e 18 motores suspeitos de roubo/furto. Além disso, houve uma infração por falta de Plano de Prevenção e Proteção contra Incêndio (PPCI) e uma por documentação exigida no local pela lei 14.376/2013. Na ocasião, também foi detectado furto de energia.

De acordo com o coordenador da Operação Desmanche, major Jeferson Eroni, os registros bateram o recorde em toda a história com os maiores números de toneladas e materiais apreendidos.

Operação desmanche 103
Na operação, foram localizados seis caminhões em situação de busca e apreensão - Foto: Anelize Sampaio / Ascom SSP

“Primeiramente, recebemos a denúncia pelo 181(Disque Denúncia) e realizamos um levantamento feito pela inteligência. O proprietário atuava há mais de 20 anos por receptação e já tinha antecedentes criminais. Foi a operação com mais dias de duração, pois as peças de caminhões são mais pesadas para a contagem”, afirmou.

A Força-Tarefa dos Desmanches é um trabalho coordenado pela SSP em conjunto com Brigada Militar, Polícia Civil, Instituto-Geral de Perícias, DetranRS e Corpo de Bombeiros Militar e Gerdau. Criada em 2016, a Operação Desmanche é uma política pública que coíbe a venda de peças sem origem e fecha estabelecimentos irregulares, além de reduzir roubos, furtos e receptações.

Nesses seis anos, já foram visitados 59 municípios, realizadas 80 prisões, interditados 154 desmanches e apreendidas mais de 7 mil toneladas de sucata sem procedência confirmada. As peças apreendidas são destinadas para a Gerdau, que, a partir de uma parceria, as transforma em material de trabalho e dá um novo destino para os objetos por meio de reciclagem.

Confira os 61 municípios visitados:
• Aceguá, Almirante Tamandaré, Alvorada, Arroio Dos Ratos, Balneário Albatroz, Cachoeirinha, Camaquã, Candelária, Canela, Canoas, Capão Da Canoa, Capão Do Leão, Capela Santana, Carlos Barbosa, Caxias Do Sul, Dom Pedrito, Eldorado Do Sul, Erechim, Estância Velha, Esteio, Estrela, Gravataí, Guaíba, Ijuí, Imbé, Montenegro, Nova Prata, Novo Hamburgo, Osório, Pântano Grande, Parobé, Passa Sete, Passo Fundo, Passo Sobrado, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Rio Pardo, Santa Cruz, Santa Maria, Santana Do Livramento, Santo Ângelo, São Jerônimo, São Leopoldo, São Sebastião Do Caí, São Sepé, Sapiranga, Sarandi, Soledade, Tapejara, Taquari, Terra De Areia, Torres, Tramandaí, Vera Cruz, Viamão.

Texto: Anelize Sampaio/Ascom SSP
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul