Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

20 de agosto é o Dia Estadual de Prevenção a Acidentes Tóxicos

Publicação:

O Centro de Informação Toxicológica do Rio Grande do Sul (CIT/RS), divisão do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), celebra em 20 de agosto o Dia Estadual de Prevenção a Acidentes Tóxicos. A data serve para conscientizar sobre esse risco, que nos seis primeiros meses de 2018 já registrou 12,5 mil atendimentos no estado, sendo 2,7 mil em crianças de até seis anos. Essa faixa etária representa a maior preocupação das autoridades de saúde, pois é mais suscetível a complicações.

Nos últimos cinco anos, o CIT/RS registrou 118 mil ocorrências de intoxicação humana. Dessas, 25% foram registros envolvendo crianças dessa idade. O centro, que em 2018 completa 42 anos, funciona 24 horas por dia, sete dias na semana. Em caso de suspeita de intoxicação, basta ligar gratuitamente para o número 0800-721-3000. 

Descuido e informação

Os acidentes ocorrem principalmente nas residências e ocorrem pelo descuido ou pela falta de informação dos pais ou responsáveis. A grande maioria é causada por medicamentos, produtos de higiene e limpeza, inseticidas domésticos, entre outros que usualmente são armazenados em locais ao alcance das crianças. Também são comuns acidentes por animais peçonhentos e o contato com plantas tóxicas.

É importante que os pais e responsáveis adotem medidas simples de cuidados e prevenção para que ocorra uma redução do número de acidentes tóxicos com crianças.

Veja algumas dicas:

- Manter os medicamentos em locais fechados e longe do alcance das crianças. Não guardar medicamentos em “mesinhas de cabeceiras” e/ou gavetas de armários abaixo de 1,50m;

- Ao medicar uma criança, não dizer que é bala ou guloseima;

- Guardar/armazenar produtos de limpeza em armários fechados e longe do alcance das crianças;

- Não colocar produtos de limpeza em recipientes de refrigerantes ou outros.

Mais informações podem ser acessadas através do site www.cit.rs.gov.br. O aplicativo Animais Peçonhentos - Rio Grande Do Sul, disponível para os sistemas Android e iOS, também traz mais orientações, medidas de prevenção de acidentes e de informações gerais sobre soros antivenenos.

Texto: Ascom SES/RS
Edição: André Malinoski/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul