Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

A 48ª Expointer inicia neste sábado (30) unindo o futuro e o legado da história gaúcha

Abertura dos portões ocorreu nesta manhã com a expectativa de receber cerca de 800 mil pessoas em nove dias

Publicação:

Quatro soberanas da 48ª Expointer posam sorridentes para foto ao ar livre, em frente ao pórtico de entrada do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). Elas usam trajes em tom marrom e faixas coloridas que identificam seus títulos: Rainha, Primeira Princesa, Segunda Princesa e Rainha Infantil. Todas usam coroas ornamentadas. Ao fundo, há pessoas circulando pelo espaço e uma placa verde com os dizeres “Seja bem-vindo – A gente estava tchê esperando”. O céu está claro e ensolarado.
Soberanas da Expointer recepcionaram o público após abertura dos portões do parque - Foto: Luís André/Secom

Os portões da 48ª Expointer foram abertos às 8h, com volume de público considerável no aguardo em filas, na manhã deste sábado (30/8), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). A expectativa dos primeiros visitantes era otimista. “O evento será um dos maiores e o mais bonitos, com muita exposição de animais, da agricultura familiar e de maquinários. Acho que vai ser muito bom”, afirmou Gorete Rossi, de Porto Alegre.

Vindo de São João Batista (SC), os agricultores Marcondes da Silva e Lúcia Demétrio da Silva visitam a feira pela primeira vez. “Venho para ver como é que funciona. Acho que vai ser um sucesso. Já tão cedo e um monte de pessoas aqui”, disse Marcondes. “De manhã cedo e o parque já tá lotando”, completou Lúcia.

Já o casal Taís Cardoso e Maurício Silva, de Guaíba, trouxe a filha Letícia, 7 anos, que foi enfática no que queria ver os primeiros animais. “As chinchilas!”. “Um evento muito bacana, show de bola. E acima de tudo, eu acho que há uma harmonia entre o pessoal, né? Amizade. Oportunidade de fazer amigos novos”, enfatizou Maurício.

Fila de visitantes na entrada da 48ª Expointer, em Esteio (RS). A imagem mostra um grande grupo de pessoas passando pela catraca de acesso, sob uma cobertura metálica. Funcionários, vestidos com camisetas pretas, realizam a conferência dos ingressos nos celulares do público. Ao fundo, mais pessoas aguardam na fila para entrar no parque de exposições. O ambiente está iluminado pela luz do sol da manhã.
Visitantes formaram filas no início da manhã deste sábado (30) para ingressar no parque - Foto: Luís André/Secom

A família Scoppel, representando Glorinha e Gravataí, veio com avó, pai, mãe, filho e filha. “Que tudo corra tudo bem”, desejou Dona Nilde Scoppel. “Que seja uma grande Expointer, com bastante vendas e traga muito lucro para o Estado”, reafirmou o soldador Volnei Scoppel.

A mãe, Vanise Lopes, auxiliar de lavanderia, complementou. “A ideia é aproveitar bastante com a família. Curtir que é o nosso momento agora”. A filha Franciele desejava ver toda a exposição. Já o filho, Vitor Joaquim, tinha o foco nos bichos.

Soberanas

As soberanas da Expointer recepcionaram o público na entrada dos portões. “A gente espera bater recordes. Tem muitas novidades na feira junto com inovação e melhorias no parque”, proferiu a Primeira Princesa, de Guaíba, Karen Redante. “Nós esperamos todos com muito carinho e com muito amor”, vibrava a Segunda Princesa, de Venâncio Aires, Larissa Maciel.

Em um espaço coberto por tenda, um casal dança em trajes típicos gaúchos e de festa tradicional. A mulher usa vestido bordado vinho com faixa de princesa, enquanto o homem veste bombacha, camisa branca, lenço vermelho e chapéu. Atrás deles, outras jovens com vestidos semelhantes acompanham a cena, e um grupo de músicos toca instrumentos de sopro, como trombone e tuba. Pessoas ao fundo aplaudem e registram o momento com celulares. O ambiente transmite alegria e celebração cultural.
Além de infraestrutura renovada, público terá acesso a diversos espaços como de cultura e de lazer - Foto: Luís André/Secom

Já a Rainha Fernanda Haack , de Seberi, estava entusiasmada. “Esse ano está incrível! Muita tecnologia, inovação e genética. Muitas raças de animais. Então, que o público venha surpreender com todas as maravilhas que tem aqui.” A Rainha Infantil da Expointer, Alice Silva, 6 anos, fez coro. “Com certeza, essa Expointer será maravilhosa!”

O secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Edivilson Brum, e a subsecretária do Parque de Exposições Assis Brasil, Elizabeth Cirne-Lima, estavam atentos aos primeiros visitantes. A expectativa é positiva. Esperamos cerca de 800 mil pessoas para fazer essa grande Expointer: a 48ª edição. Que renda bons frutos, boas vendas e que todos que estão aqui comercializem os seus produtos de forma a gerar emprego, renda e oportunidades”, projetou o secretário.

A subsecretária ressaltou as melhorias no parque. “O público vai encontrar o parque praticamente renovado. Muitos investimentos em infraestrutura de pisos, de calçamento, renovação da rede de energia elétrica e também da distribuição de água. Além dos espaços de lazer, de cultura, de gastronomia e de turismo. A gente entende que a Expointer é uma grande vitrine. Ambiente importante para a realização de negócios e de aproximação do campo com a cidade”, enfatizou Elizabeth

Texto: Rodrigo Martins/Ascom Expointer
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul