Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

A cereja do bolo!

Publicação:

Por Claudio Gastal

Chegou o dia! As últimas semanas foram intensas. Todos os olhares se voltaram ao icônico Cais Mauá e toda sua representação histórica de um tempo onde as riquezas vinham das águas, e o porto era o palco maior do desenvolvimento.

Novamente se torna símbolo de desenvolvimento econômico. Desta vez, quem atraca às margens do rio Guaíba é a Inovação! Intangível, transversal, jovem, dinâmica. De tênis, jeans e camiseta. Com estilo e dialeto próprios. Hoje desembarca no Cais Mauá uma tribo atenta ao presente para transformar o futuro!

Isso é o South Summit!

Não se trata de mais um evento e, sim, de uma estratégia. Iniciada em 2019 sob a liderança de Eduardo e Ranolfo, quando colocamos no mapa estratégico do governo o objetivo de transformar a economia do Estado através da inovação, da transformação digital e da economia criativa.

Adaptando o poeta Tom Jobim, há dois anos, as “águas de novembro” abriram o verão e a busca de um evento global de inovação para coroar o plano de governo. A estratégia se iniciou com a criação da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia, passando por investimentos históricos na área através do programa Avançar, e hoje, parafraseando Eduardo Leite, temos “la guinda del pastel”, que no idioma do país-sede do South Summit, a Espanha, quer dizer o título que demos a este artigo.

Durante a caminhada, reformas fundamentais nos permitiram investir em várias áreas e nos comprometermos com a realização deste evento. Nem mesmo os entraves criados com a pandemia nos desviaram do caminho. Pelo contrário, esses momentos difíceis nos deram a convicção de mantermos o foco e a resiliência na superação dos obstáculos.

Com uma rede de parceiros, empresários, universidades, gestores públicos, voluntários e startupeiros foi possível construir o legado que hoje se concretiza. E muito mais deverá ficar na história de nosso Estado a partir deste momento.

Projetos e legados são construídos coletivamente, e hoje aqui venho agradecer pela contribuição de cada CPF e CNPJ que contribuiu nessa jornada.

Sejam bem-vindos ao South Summit Brasil! Sejam bem-vindos a um Estado que tem a inovação no seu DNA!

Secretário de Planejamento, Governança e Gestão

Portal do Estado do Rio Grande do Sul