A Conferência Estadual das Cidades e a Reconstrução Gaúcha
Publicação:
Entre os dias 29 e 31 de agosto, discutiremos o futuro das cidades gaúchas na 6ª Conferência Estadual das Cidades. Desde 2013 que este importante fórum de ideias não acontecia, agora ocorre precedido das diversas conferências municipais, sob o tema “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”.
No Rio Grande do Sul, a Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab), em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Urbano (Sedur), trabalhou na orientação e planejamento deste encontro, cujo objetivo maior é propiciar a interlocução entre autoridades e gestores públicos com os diversos segmentos da sociedade, incluindo a participação popular, sobre assuntos relacionados à Política Nacional de Desenvolvimento Urbano.
Nosso Estado, abalado pela tragédia climática de maio de 2024, precisa pensar alternativas de prevenção e adequação às novas realidades que todo o planeta enfrenta, cuidando das pessoas prioritariamente e garantindo desenvolvimento sustentável e seguro. A Conferência Estadual é uma importante oportunidade de pensarmos estes pontos, ouvindo trabalhadores e empresários, organizações sociais e gestores, profissionais e movimentos sociais.
A etapa municipal foi fundamental neste processo, pois apresentará as demandas das realidades locais, refletindo na definição de prioridades da ação estadual e, mais tarde, na Conferência Nacional, agendada para outubro. Um dos pontos principais do debate, e que tem a ver com nossa missão na Sehab, é a busca de moradia digna, por meio da consolidação de uma política habitacional com planejamento, de modo a enfrentar o desafio de urbanização de favelas e periferias, com regularização fundiária.
A busca das cidades que queremos é o caminho que percorreremos nestas etapas, ouvindo diversos atores, construindo alternativas e enfrentando questões que batem a nossa porta, com coragem e resiliência. Transformar e melhorar nossas cidades é um exercício constante, que precisa do esforço de todos. Somente assim construiremos um futuro melhor para nosso povo e deixaremos um planeta melhor e mais saudável.
Secretário de Habitação e Regularização Fundiária