A inquietante situação das escolas é tema de espetáculo no Theatro São Pedro
Publicação:
A falência do sistema educacional, a delinquência de uma geração sem maiores perspectivas e as desilusões e necessidades do mundo capitalista pontuam a trama do espetáculo Inimigos de Classe, em cartaz a partir desta sexta-feira (02) no Theatro São Pedro. Com direção do gaúcho Luciano Alabarse, a peça é uma livre adaptação do texto do inglês Nigel Williams, que inclusive já foi levado para o cinema pelo célebre diretor alemão Peter Stein, na década de 80.
Ambientada na sala de aula, a trama tem início com a expulsão de mais uma professora pelo líder do grupo de alunos. Sem ela, surge uma ideia, primeiramente rejeitada pela maioria, de que cada aluno dará uma aula para os demais. Posta em prática, as aulas abordam distintos assuntos, como sexo e jardinagem, imperialismo e economia doméstica.
Com tom realista, Alabarse aposta na construção dos personagens, todos alunos de periferia, seus códigos de comportamento e suas dificuldades de integração com o grupo. Abandonados na sala de uma decadente escola periférica, os alunos de Inimigos de Classe não são nem mocinhos nem bandidos. A esperança e o desespero aparecem em todos os personagens. Não há solução a curto prazo, não há medidas eficientes e reguladoras. Todos eles sabem que o mundo é uma surpresa que dói, e que com o tempo só dói; todos remexem perigosamente o risco da situação que estão vivendo, afirma ele.
O elenco é composto por Denis Gosch, Fernando Zugno, Fabrizio Gorziza, Marcelo Adams, Marcello Crawshaw, Mauro Soares, Gustavo Susin e Eduardo Steinmetz.
Serviço:
O quê: Inimigos de Classe
Quando: 2, 3, 4, 9, 10 e 11 de março
Horários: às 21h (sexta-feira e sábado) e às 18h (domingo)
Onde: Theatro São Pedro
Informações: www.teatrosaopedro.com.br
Texto: Diego da Maia
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305