Aberta a safra de pêssego em Porto Alegre
Publicação:
A abertura oficial da colheita do pêssego em Porto Alegre ocorreu na tarde desta terça-feira (4), em solenidade realizada na propriedade de Fernando Bertaco, no bairro Belém Novo. O gerente regional adjunto da Emater/RS-Ascar em Porto Alegre, Roberto Schenkel, o vice-prefeito da Capital, Eliseu Santos, e o secretário municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic), Léo Antônio Bulling, entre outras autoridades, participaram do evento.
A propriedade da família tem uma área de mais de 19 hectares, onde estão
cultivados 12 mil pés de pêssego atualmente, com uma produtividade de 6 a 8 quilos por pé de fruta. A família Bertaco deve colher nesta safra 60 mil quilos e, em Porto Alegre, o total da produção de pêssegos deve chegar a 800 toneladas das variedades
Flá, Premier, Pampeano, Peach, Chimarrita, BR-3, Coral, Marli, Sulina, Maciel, Granada e Douradão.
O município é conhecido por tradicionalmente produzir pêssego de mesa numa
área que chega a 120 hectares. No mês de novembro, com a intenção de promover o consumo da fruta e aproximar o produtor do consumidor, além de divulgar o cultivo e escoar a produção, ocorre Festa do Pêssego de Porto Alegre, que neste ano chega a sua 24ª edição, e a Festa Estadual do Pêssego, em sua 17ª edição.
A festa começará no próximo sábado (8) e continuará nos dias 9, 15, 16, 22 e 23
de novembro, das 9h às 20 horas, no Centro de Eventos da Vila Nova (Avenida
João Salomoni, em frente ao n.º 2.637), com entrada franca. O público estimado na festa é de 50 mil pessoas.
O evento é promovido pela Emater/RS-Ascar, Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic), Sindicato Rural de Porto Alegre e conta com o apoio da Associação dos Moradores do Bairro Vila Nova.