Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Abertura dos envelopes da concorrência para construção da Sala Sinfônica da Ospa será nesta segunda

Publicação:

A Fundação Cultural Pablo Komlós realizará às 15h desta segunda-feira (12) a abertura dos envelopes da licitação de concorrência para execução das obras de fundações da Sala Sinfônica da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa). A abertura dos envelopes é pública, podendo ser assistida pelos interessados no local (Avenida 24 de Outubro, 850 / 305).

Até agora, oito empresas da área da construção civil e especializadas em fundações retiraram o edital. A Fundação Cultural Pablo Komlós espera que todas as empresas que retiraram o edital apresentem propostas de preços, de forma que haja uma ampla concorrência, com a possibilidade de obter um preço adequado ao projeto da Sala Sinfônica. A primeira etapa da execução obra das fundações está orçada em R$ 1.666.586,12, mas a concorrência pode reduzir esse valor.

O edital de abertura da concorrência foi publicado na imprensa no dia 10 de novembro e está disponível no site da Ospa (www.ospa.org.br). Estarão presentes no ato o secretário de Estado da Cultura, Assis Brasil, o presidente da Fundação Cultural Pablo Komlós, professor Luiz Osvaldo Leite, o presidente da Ospa, Dr. Ivo Nesralla e o diretor-superintendente da Ospa, João Gastão Tellier Flores, o diretor artístico da Ospa, maestro Tiago Flores, entre outros.

Sobre a Fundação Cultural Pablo Komlós
A Fundação Cultural Pablo Komlós, que leva o nome em homenagem ao maestro húngaro fundador da Ospa em 1950, foi instituída em 20 de abril de 2004, e tem como principal objetivo proporcionar à Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (declarada em 2006 Patrimônio Histórico e Cultural do Rio Grande do Sul) um espaço apropriado definitivo, destinado a concertos sinfônicos e a atividades ligadas a música erudita.

A Fundação Cultural Pablo Komlós, além de apoiar a construção da Sala Sinfônica da Ospa, também apoia e colabora na realização da programação artística e eventos que ocorrem na capital e em todo o interior do Estado.

O projeto para construção da sede da Ospa inclui o Museu da Música, uma sala de concertos, salas de ensaios, escola de música e sede administrativa.

Concebido por meio de leis de Incentivo a Cultura junto ao Ministério da Cultura e com esforços somados das empresas patrocinadoras Souza Cruz, Randon, Lojas Renner, Sthil e SulGás, através da Fundação Cultural Pablo Komlós, o Projeto Arquitetônico do Museu da Música e Sala Sinfônica da Ospa já é uma realidade. O interesse de empresas em participar vem aumentando, principalmente após o anúncio da nota de empenho da verba de R$ 20 milhões do Ministério da Cultura.

Em 2008, a busca de um local para a instalação da sede da Ospa teve fim. O município de Porto Alegre cedeu o terreno para a construção, com o apoio de todos os vereadores. Uma unanimidade que mostra o que a Ospa representa para os porto-alegrenses e para toda a população gaúcha.

Texto: Raphaela Donaduce
Edição: Redação Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul