Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Abilio Baeta Neves será empossado na presidência da Fapergs nesta quinta

Publicação:

Fapergs
Ex-diretor entre 1987 e 1990, Baeta Neves volta a liderar a Fundação - Foto: Divulgação/Fapergs

O cientista político Abilio Afonso Baeta Neves será empossado nesta quinta-feira (14) como diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sdect). A cerimônia, que terá a presença do secretário Fábio Branco, vai ocorrer no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari, na Av. Borges de Medeiros, 1501, térreo, às 10h30. O diretor-científico, Érico Marlon de Moraes Flores, também tomará posse. 

Baeta Neves, 65 anos, volta a assumir a Fundação, onde foi diretor-presidente e científico entre 1987 e 1990, para liderar a pesquisa científica gaúcha. Natural de São Paulo, é formado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutor em Ciência Política pela Westfälische Wilhelms Universität, de Münster, na Alemanha. 

Também atuou como pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFRGS (1988-1992), secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (1996-2000) e presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), entre 1995 e 2002. 

Érico Flores, 49, é formado em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e doutor em Engenharia de Minas, Metalúrgica e dos Materiais pela UFRGS. Além de professor, atuou em cargos diretivos na Sociedade Brasileira de Química (2010-2012) e coordenou o desenvolvimento de projetos em Farmacopéia Brasileira e Produção de Materiais de Referência do Ministério da Saúde e Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Texto: Gonçalo Valduga/Ascom-Fapergs

Edição: Rui Felten/CCom


Portal do Estado do Rio Grande do Sul