Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Ação da Secretaria do Esporte leva estudantes de 31 escolas ao jogo entre Japão e Uruguai

Publicação:

jogo na arena
Ingressos sociais beneficiaram estudantes e integrantes de associações e clubes esportivos - Foto: Tiago Belinski / Divulgação

Além da empolgação das torcidas do Uruguai e Japão, o segundo jogo da Copa América na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, contou com a alegria de quase 3 mil crianças contempladas com ingressos sociais. A ação decorre de uma parceria entre a Secretaria Estadual do Esporte e Lazer e a Conmebol, que cedeu os ingressos.

menina jogo copa
Emmanuele Batista Serafim (de casaco com listras), aluna da escola Uruguai, foi pela primeira vez a um estádio de futebol - Foto: Tiago Belinski / Divulgação

Neste segundo lote, foram distribuídos 1,8 mil ingressos para alunos de escolas públicas (foram 31 escolas estaduais e municipais) e associações com projetos sociais esportivos. Entidades esportivas ficaram com os outros 1,2 mil ingressos. Duas escolas foram selecionadas por um motivo especial: carregam no nome os países que se enfrentaram em campo, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Uruguai e a Escola Estadual Japão, ambas da capital.

A distribuição de ingressos sociais ocorreu também no primeiro jogo da Copa América na Arena do Grêmio. No partida entre Peru e Venezuela, foram contempladas escolas estaduais, associações com projetos esportivos e refugiados venezuelanos. 

escolas estaduais jogo copa
Alunos de 31 escolas estaduais e municipais do RS ganharam ingressos para a partida - Foto: Tiago Belinski / Divulgação

As entradas foram cedidas pela Conmebol a partir de iniciativa da Secretaria do Esporte e Lazer. O secretário João Derly recepcionou as crianças na esplanada. “Estou emocionado de ver a alegria dessas crianças chegando aqui na Arena. Como ex-atleta, sei o quanto o esporte pode mudar vidas e essas crianças das escolas e entidades estão sendo estimuladas a praticar e a participar de eventos esportivos".

No jogo desta quinta (20/6), 24 crianças e quatro adultos da associação esportiva Naji Academia de Judô foram ao estádio vestindo parte do kimono. Rafaela Nitz, professora e proprietária da escola, comemorou a iniciativa: "As crianças nem acreditaram que iriam ver a seleção japonesa e imediatamente pediram para vir de kimono. Eles ficaram eufóricos quando souberam da ação“, contou a professora.

escola judô jogo copa américa
Professora de judô levou os alunos para ver de perto o time do Japão - Foto: Tiago Belinski / Divulgação

Texto: Lisiane Volkweis/Ascom Sel
Edição: Patrícia Specht/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul