Acendimento da Chama Crioula dá início à Semana Farroupilha 2024

Ato que simboliza a união dos gaúchos ocorreu neste sábado (14), no Palácio Piratini

Gabriel e Ilva Goulart acendendo a Chama Crioula no Palácio Piratini
Gabriel e Ilva Goulart acendendo a Chama Crioula no Palácio Piratini - Foto: Joel Vargas / GVG

Gerada em Alegrete, na Fronteira Oeste do Estado, em 18 de agosto, a centelha da Chama Crioula chegou ao candeeiro do Palácio Piratini na manhã deste sábado (14/9) ao toque do Clarim da Vitória. Conduzido pelo vice-governador Gabriel Souza, o ato de acendimento marca oficialmente o início dos Festejos Farroupilhas deste ano. Os Sentinelas da Chama, cavalarianos da 1ª Região Tradicionalista, entregaram a chama para a presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Ilva Goulart.

A Chama, reconhecida pelo governo do Estado em agosto como símbolo da cultura regional gaúcha e patrimônio cultural imaterial do Rio Grande do Sul, representa a coragem, a união dos povos e o amor do gaúcho por sua terra. Durante a solenidade, o vice-governador Gabriel Souza enfatizou a importância do 20 de Setembro, data que carrega os valores, tradições e a história do povo gaúcho, marcado por revoluções e pela defesa das fronteiras do Sul do País.

Chama chegou a Porto Alegre trazida por cavalarianos da 1ª Região Tradicionalista - Foto: Joel Vargas / GVG

“Neste ano, além de celebrar a cultura e a história gaúcha, o 20 de Setembro é marcado também por homenagens àqueles que pereceram nos recentes eventos meteorológicos e aos voluntários, muitos anônimos, que foram fundamentais. Somos extremamente gratos a todos que ajudaram o próximo com solidariedade e salvaram vidas", destacou Gabriel.

Apesar das dificuldades, o vice-governador reafirmou a capacidade de retomada e superação do povo gaúcho, sempre resiliente, solidário e guerreiro.

A secretária da Cultura, Beatriz Araujo, lembrou que, em 2023, o acendimento da chama ocorria em meio à decisão de cancelamento do Desfile Farroupilha de Porto Alegre por ocasião das enchentes que atingiram o Estado. Segundo ela, “nada mais oportuno do que olhar para o brilho desta chama e resgatar seu simbolismo, reforçando nossa determinação em recuperar o Estado. É uma chama de amor pelo Rio Grande do Sul e uma fonte de coragem”, disse a secretária.

Vice-governador reafirmou a capacidade de retomada e superação do povo gaúcho, sempre resiliente, solidário e guerreiro - Foto: Joel Vargas / GVG

Patrono dos Festejos, o cantor e compositor Pedro Ortaça não compareceu à solenidade em função de tratamento de saúde. Sua filha e representante, Marianita Ortaça, afirmou ser uma uma alegria imensa ver esse reconhecimento à obra do seu pai. “Tantas homenagens que ele ainda tem a honra de receber em vida. Esse momento é um grito de alerta para que todos possamos valorizar, amar e reverenciar as pessoas enquanto estão vivas”, disse, emocionada. Ela ainda cantou uma das obras de seu pai “Licença pra um missioneiro”, que traz nos versos o orgulho do gaúcho pela sua terra.

Também participaram da cerimônia a presidente dos Festejos Farroupilhas de 2024, Gabriella Meindrad, a presidente do MTG, Ilva Maria Borba Goulart, o coordenador da 1ª Região Tradicionalista, Luiz Henrique Petersen Lamaison, e secretários.

Sobre a chama crioula

A primeira Chama Crioula foi acesa em 7 de setembro de 1947 em Porto Alegre pelo Grupo dos Oito, liderado por Paixão Côrtes. Originada em uma centelha da Pira da Pátria e guardada em uma Ronda Crioula no Colégio Júlio de Castilhos, simbolizava a união do Rio Grande do Sul com o Brasil, dando origem à tradição de guarda da chama durante a Semana Farroupilha.

Festejos Farroupilhas 2024

Os Festejos Farroupilhas deste ano têm como tema a celebração do centenário de Jayme Caetano Braun. A programação inclui atividades que resgatam seu legado. Desfiles temáticos, recitais de poesia, exposições e apresentações artísticas fazem parte dessa homenagem à vida e à obra do artista.

Ponto alto da programação, o Desfile Farroupilha de Porto Alegre foi cancelado em 2023, quando o Rio Grande do Sul foi afetado por fortes chuvas. Sua retomada, em 2024, é demonstração da resiliência e capacidade de recuperação do povo gaúcho.

Na capital, o Desfile Farroupilha começará às 8h30min do dia 20 de setembro, com o desfile cívico-militar, seguido pelo desfile temático e pela tradicional passagem dos cavalarianos. As apresentações acontecem na avenida Edvaldo Pereira Paiva, com acesso gratuito às arquibancadas.

Texto: Carlos Hammes/Ascom Sedac
Edição: Secom