Acessos municipais pavimentados transformam o mapa rodoviário do Estado

Governo investiu R$ 631,3 milhões em ligações asfálticas desde 2019

Acesso IV
Acesso ao município de Senador Salgado Filho está com 80% da pavimentação concluída - Foto: Lirian Sifuentes/Daer

Desde 2019, quando 62 municípios gaúchos ainda não possuíam acesso asfaltado, 23 ligações foram finalizadas pelo governo do Estado, por meio do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) – autarquia vinculada à Secretaria de Logística e Transportes (Selt). Atualmente, 18 obras estão em andamento, e há previsão de que todos os 21 acessos restantes estejam com a pavimentação iniciada em 2025. Desde 2019, o governo do Estado investiu R$ 631,3 milhões em acessos municipais.

"Apesar dos desafios impostos pela maior catástrofe climática que o Rio Grande do Sul já enfrentou, só neste ano já entregamos seis novas ligações asfálticas, beneficiando os municípios de Centenário, Montauri, Lagoa Bonita do Sul, Pinheirinho do Vale, Mariano Moro e Cruzaltense", contabilizou o titular da Selt, Juvir Costella. "Conforme o objetivo estabelecido pelo governador Eduardo Leite, estamos trabalhando intensamente para zerar de uma vez por todas a lista de municípios sem acesso pavimentado", ressaltou.

O diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, explicou que muitos dos projetos em execução datam do final da década de 1990 e passaram por atualizações técnicas e financeiras. "Contamos com a mobilização do nosso quadro técnico para revisar os custos, os projetos e incorporar, inclusive, novas tecnologias de pavimentação surgidas nas últimas décadas", disse.

"Havia dificuldade até mesmo para chegar à propriedade rural da família em dias de chuva", recordou o agricultor aposentado João Antônio Taborda, morador de Inhacorá, no Noroeste gaúcho. Hoje, ele e a esposa, Maria Odila, acompanham com otimismo a pavimentação do acesso ao município vizinho de Alegria, aguardada há décadas. "A obra está gerando uma união maior entre as populações das duas cidades, pois estamos nos visitando mais", observou a psicopedagoga. A realidade vivida pelo casal Taborda reflete a transformação que a conclusão de acessos asfálticos vem promovendo no interior do Estado.

Em obras I
A pavimentação do acesso ao município de Alegria, aguardada há décadas, está em obras - Foto: Lirian Sifuentes/Daer

Com asfalto, municípios projetam crescimento

Quem acompanha as obras em execução já observa os primeiros sinais de desenvolvimento na economia. O empresário Elias Carmona vive há mais de 50 anos em Mariana Pimentel, na Costa Doce, e observa animado a ação das máquinas na pavimentação da ERS-711, em Barão do Triunfo, cidade vizinha. "O acesso já está gerando empregos na região e vai beneficiar os agricultores daqui", comentou. "Já estávamos descrentes de que o asfalto viria, por isso é uma felicidade imensa para todos", comemorou Carmona.

No município de Senador Salgado Filho, no Noroeste, a pavimentação está 80% concluída. O veterinário aposentado Waldir Groff acredita que as obras são uma aposta para que menos pessoas optem por cidades maiores e passem a investir na economia local. "Há pessoas de Santa Rosa e Giruá vindo trabalhar aqui e trazendo mercadorias com mais facilidade”, explicou. "Antes, em dias de chuva, as condições da estrada impediam que caminhões passassem. Apenas veículos leves conseguiam transitar. Hoje, está muito melhor", comparou Groff.

O diretor-geral do Daer afirmou que o retorno financeiro aos municípios é incalculável. "Uma ligação asfaltada põe uma cidade no radar de grandes empreendimentos. Sabemos de inúmeros municípios que, após a conclusão da obra, construíram um distrito industrial e alavancaram a economia", destacou. "Com o custo logístico menor, há mais facilidade no transporte de insumos e no acesso a serviços. Por esse caráter transformador, o programa Acessos Municipais é uma iniciativa também de cunho social", concluiu Faustino.

Texto: Ascom Selt