Ações amenizam situação das famílias atingidas pela estiagem no RS e pelas chuvas no RJ
Publicação:

A Defesa Civil do Estado já entregou 25,9 toneladas de alimentos, 150 filtros de água e disponibilizou seis pipas de vinil, com capacidade de 4,5 mil litros cada, à população dos municípios gaúchos afetados pela estiagem. Até o momento, nove cidades gaúchas já decretaram situação de emergência: Candiota, Herval, Pedras Altas, Hulha Negra, Santana do Livramento, Pedro Osório, Lavras do Sul, Cerrito e Bagé.
A Defesa Civil continua monitorando, permanentemente, por meio de suas 11 Regionais do Interior, a situação dos municípios que decretaram situação de emergência e também daqueles que enviaram Notificação Preliminar de Desastre, que são Piratini, Pinheiro Machado e Aceguá, destaca o coordenador da Defesa Civil, major Oscar Luis Moiano.
Ajuda às vítimas no Rio de Janeiro
O posto permanente da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, montado no Armazém 07 do Cais do Porto, já recebeu 11 toneladas de roupas, cinco toneladas de alimentos e três mil litros de água para serem entregues às vítimas das enxurradas no Rio de Janeiro. A Defesa Civil aguarda até quarta-feira (19) a chegada de donativos recolhidos pelas Regionais do Interior para que, na sexta-feira (21), as doações recolhidas sejam enviadas para o Estado fluminense.
Estamos mobilizando a população para que contribua com alimentos não-perecíveis, água potável e com roupas de cama, que são os itens de maior necessidade, informou o major Moiano. O Armazém 07 fica aberto das 08h às 20h, inclusive aos fins de semana. Foram disponibilizados os telefones 199 e (51) 3210-4219 para auxílio ao envio de donativos. Também foram instalados postos de arrecadação de donativos no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre.