Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Ações amenizam situação das famílias atingidas pela estiagem no RS e pelas chuvas no RJ

Publicação:

Posto de coleta de doações da Defesa Civil estadual, no Armazém A-7, no Cais do Porto, na Capital.
Posto de coleta de doações da Defesa Civil estadual, no Armazém A-7, no Cais do Porto - Foto: Silvio Alves / Palácio Piratini

A Defesa Civil do Estado já entregou 25,9 toneladas de alimentos, 150 filtros de água e disponibilizou seis pipas de vinil, com capacidade de 4,5 mil litros cada, à população dos municípios gaúchos afetados pela estiagem. Até o momento, nove cidades gaúchas já decretaram situação de emergência: Candiota, Herval, Pedras Altas, Hulha Negra, Santana do Livramento, Pedro Osório, Lavras do Sul, Cerrito e Bagé.

A Defesa Civil continua monitorando, permanentemente, por meio de suas 11 Regionais do Interior, a situação dos municípios que decretaram situação de emergência e também daqueles que enviaram Notificação Preliminar de Desastre, que são Piratini, Pinheiro Machado e Aceguá, destaca o coordenador da Defesa Civil, major Oscar Luis Moiano.

Ajuda às vítimas no Rio de Janeiro
O posto permanente da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, montado no Armazém 07 do Cais do Porto, já recebeu 11 toneladas de roupas, cinco toneladas de alimentos e três mil litros de água para serem entregues às vítimas das enxurradas no Rio de Janeiro. A Defesa Civil aguarda até quarta-feira (19) a chegada de donativos recolhidos pelas Regionais do Interior para que, na sexta-feira (21), as doações recolhidas sejam enviadas para o Estado fluminense.

Estamos mobilizando a população para que contribua com alimentos não-perecíveis, água potável e com roupas de cama, que são os itens de maior necessidade, informou o major Moiano. O Armazém 07 fica aberto das 08h às 20h, inclusive aos fins de semana. Foram disponibilizados os telefones 199 e (51) 3210-4219 para auxílio ao envio de donativos. Também foram instalados postos de arrecadação de donativos no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul