Ações do Outubro Rosa chegam à Esquina Democrática
Publicação:

Dentro das atividades de conscientização sobre a importância do autoexame e do combate ao câncer de mama, a Secretaria de Políticas para as Mulheres promoveu nesta sexta-feira (25) a ação Esquina Rosa na Esquina Democrática, em Porto Alegre, para distribuição de panfletos. De acordo com a titular da SPM, Ariane Leitão, o Estado vem promovendo várias ações para conscientizar mulheres e homens sobre a importância da prevenção e da consulta periódica aos profissionais de saúde.
A secretária destacou a criação das Unidades de Referência para Diagnóstico do câncer de mama (Unir Mama) no Rio Grande do Sul. Esta é mais uma conquista dos nossos esforços para ampliar e qualificar as políticas públicas direcionadas à saúde da mulher, apontou.
Considerado um dos tipos mais agressivos da doença, o câncer de mama atinge 80 de cada mil gaúchas. Por isso, a secretária destaca a necessidade de se conscientizar sobre a busca imediata por tratamento. Quando diagnosticado ainda em sua fase inicial, as chances de cura podem ser significativas, de até 95%, afirma.
Houve distribuição dos folders explicativos sobre a doença, formas de tratamento e prevenção. A equipe da SPM contou com a presença da secretária Estadual de Turismo, Abgail Pereira, e a colaboração de representantes da União Brasileira de Mulheres (UBM), Mulheres Metroviárias em Movimento, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), Associação Recreativa dos Correios do RS (Arco), Secretarias Estaduais da Saúde e Meio Ambiente, Casa Civil, Conselhão-RS, Instituto de Previdência do Estado (IPE), Instituto da Mama (Imama), Patrulha Maria da Penha, Federação das Mulheres Gaúchas, Força Sindical e Marcha Mundial das Mulheres.
Também participaram os vereadores Marcelo Sgarbossa e Sofia Cavedon e representações do gabinete dos deputados Aldacir Oliboni e Raul Pont, PPL, PSD, PT, PDT.
Texto: Luana Mesa
Foto: Natália Scholz
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305