Ações e eventos marcam o Setembro Amarelo, mês de prevenção do suicídio
Publicação:

Várias atividades alusivas ao Setembro Amarelo, mês de conscientização da prevenção ao suicídio, ocorreram em regiões do Rio Grande do Sul. Alguns eventos começaram ainda em agosto e mais atividades se estendem até outubro.
Nesta quarta-feira (18/9), Caxias do Sul será sede da 2ª Jornada de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio, voltado para os municípios da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (5ª CRS). Vai ser no Teatro da Universidade de Caxias do Sul (UCS).
Dia 1º de outubro haverá o 1º Seminário Internacional de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio, dirigido para servidores da segurança pública. Ocorrerá no auditório do Ministério Público Estadual.
Duas atividades antecederam o Setembro Amarelo. Dia 14 de agosto houve o Seminário “Exposição Ocupacional e Saúde Mental”, que teve o objetivo de abordar a relação entre agrotóxicos e suicídio no Estado. A promoção foi do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs). No dia 27, foi lançado o Guia de Prevenção do Comportamento Suicida em Crianças e Adolescentes.
E, no mês de setembro, dia 10, mais de 600 pessoas participaram do 5º Seminário Intersetorial de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio, no auditório da Universidade Federal de Ciências da Saúde (UFCSPA),em Porto Alegre. O evento foi promovido pelo Comitê Estadual de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio, que conta com a participação de várias áreas da Secretaria da Saúde e das secretarias da Educação, Segurança Pública, Administração Penitenciária e de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos.
Santa Cruz do Sul foi sede do Seminário Regional de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio, voltado para os municípios da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (13ª CRS). A atividade ocorreu dia 11, na Câmara de Vereadores daquela cidade.
Dia 12 houve o lançamento da Campanha de Prevenção ao Suicídio, #genteajudandogente, uma parceria da SES com o Rotary Club. A campanha conta ainda com o apoio do Centro de Promoção à Vida e Prevenção ao Suicídio do Hospital Mãe de Deus, Centro de Valorização da Vida (CVV), Fundação Pão dos Pobres, Centro de Integração Empresa Escola (CIEE-RS), Fundação dos Rotarianos de Porto Alegre (Furpa) e Trensurb, além de veículos de comunicação de todo o Estado.
Além dos eventos, a Secretaria da Saúde divulga peças publicitárias nas redes sociais. Entre as quais, vídeos baseados em mitos e verdades sobre suicídio. O governo do Estado ainda lançou um vídeo sobre a situação do suicídio no RS e modos de prevenção e cuidados.
Setembro amarelo - mês de prevenção ao suícidio
Canal oficial do governo gaúcho. INSCREVA-SE e saiba em primeira mão as notícias do Rio Grande do Sul. Siga também nossos perfis no twitter @governo_rs, facebook GovernodoRS e no portal do governo: http://www.rs.gov.br/ Acesse este espaço também par Crédito: Governo do Rio Grande do Sul
Texto: Ascom SES
Edição: Secom