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Ações integradas reforçam o turismo nos estados da Região Sul

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Festuris
A meta para visitas ao RS, SC e PR, nos próximos seis meses, é de alcançar o índice de 25% - Foto: Rômulo Fernandes/Sedactel

A ação conjunta no segmento turístico entre os estados da Região Sul para delinear uma agenda contínua de trabalho foi reforçada durante o Congresso da 29ª Festuris - Feira Internacional de Turismo em Gramado, na manhã desta sexta-feira (10). Atualmente, 14% dos turistas no país optaram por visitar o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná nos próximos seis meses. A meta é alcançar o índice de 25%.

A agenda de trabalho será ampliada e discutida durante a promoção do Festuris ao longo de sua programação no final de semana, também entre os agentes e representantes do trade. O ato formal estre as secretarias de turismo gaúcha e catarinense reforça a campanha institucional para incentivar o turismo intitulada 'O Sul é meu Destino', com investimento de R$ 18 milhões em propaganda pelo governo federal. Os três estados possuem uma estrutura turística de excelência e concentram 20% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, chancelando o aporte para movimentar economicamente o trade turístico.

O Rio Grande do Sul também foi foco das atenções no congresso do Festuris. Com o tema 'Para onde Vamos?', o secretário da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sedactel), Victor Hugo, traçou perspectivas para sedimentar a operações de turismo no Rio Grande do Sul. Ele destacou a atualização e os avanços no cenário de modernização do turismo, no qual projetos de virtualização e aplicativos predominam no segmento. “O papel do Estado também é fomentar, promover e qualificar o turismo, apoiando os agentes a partir de ações integradas”, aponta.

Para o diretor de Turismo da Sedactel, Abdon Barretto Filho, gradativamente o estado avança na segmentação da oferta turística, seja no enoturismo, turismo rural ou desenvolvendo projetos negócios e eventos. "É fundamental estabelecer a oferta a partir da comercialização de destinos e produtos turísticos gaúchos como resultado de parcerias com o trade turístico, com a oferta de mais de 140 rotas”, disse.

O Sul do Brasil se destaca pela estrutura organizacional diferenciada e pela diversidade climática, gerando inúmeros destinos turísticos na região. Para o secretário de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina, Leonel Pavan, os pleitos de mobilização no segmento turístico ganham força, e de forma conjunta, devem prosperar diante do aceno positivo da economia. “Entre 200 milhões de viajantes que circulam no país, 80% acreditam no crescimento do potencial turístico”, explica Pavan.

A secretária nacional de Qualificação e Promoção do Turismo, do Ministério do Turismo, Tetê Bezerra, alerta porém, que, mesmo diante de ações continuadas no turismo, ainda assim é necessário estacar alguns gargalos de infraestrutura e logística. “A conectividade aérea é um gargalo que dificulta o impulso estratégico do país”, salienta.

A 29ª Festuris prossegue até este domingo (12), no Serra Park. A Sedactel possui um espaço de 72 metros quadrados para promover o turismo do estado. No espaço, a secretaria vai recepcionar 11 regiões turísticas gaúchas. Os representantes de cada uma delas podem distribuir material promocional e apresentar as atrações locais. As regiões entre os cooperados neste ano são: Missões, Litoral Norte, Vale do Paranhana, Costa Doce, Campos de Cima da Serra, Vale dos Sinos, Central, Porto Alegre, Yucumã, Fronteira e Uva e Vinho.

Texto: Rodrigo Vizzotto/ Ascom Sedactel
Edição: Léa Aragón/Secom

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