Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Ações para o legado da Copa são discutidas no Conselhão

Publicação:

A preparação do Estado para sediar a Copa do Mundo 2014 foi debatida, nesta terça-feira (13), no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES-RS). No encontro da Câmara Temática Copa 2014, os conselheiros conheceram as ações executadas no Rio
Ações para o legado da Copa são discutidas no Conselhão

A preparação do Estado para sediar a Copa do Mundo 2014 foi debatida, nesta terça-feira (13), no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES-RS). No encontro da Câmara Temática Copa 2014, os conselheiros conheceram as ações executadas no Rio Grande do Sul, pela Secretaria Estadual de Esporte e Lazer (SEL). Coordenando a atividade, o secretário executivo do CDES-RS, Marcelo Danéris, explicou o objetivo do colegiado. Esta câmara parte do entendimento de que a sociedade deve estar engajada no processo preparatório, contribuindo para garantir um legado de desenvolvimento econômico com inclusão social para a comunidade, afirmou.

Compromisso com a transparência
O secretário de Esporte e Lazer, Kalil Sehbe, participou do encontro e explicou que as ações em relação à Copa são coordenadas pelo Comitê Gestor Copa 2014 (CGCopa), estrutura vinculada à SEL, cujo objetivo é propor políticas públicas e soluções técnicas que garantam a formação de um legado alinhado aos interesses estratégicos do País e do Estado. Todo o investimento que é feito aqui no Estado para a Copa é pensado para consistir em legado à sociedade gaúcha. Essa é a orientação do governador Tarso Genro e a estamos seguindo rigorosamente, assegurou.

O coordenador executivo do CGCopa, Maurício Santos, detalhou as iniciativas e ouviu as contribuições dos conselheiros. A participação do Conselho no processo, através de um diálogo aberto e transparente, é fundamental para o aprimoramento de nossas ações, afirmou. Ele explicou que o CGCopa atua em sintonia com o Ministério dos Esportes e o Comitê Organizador Local da Fifa, tendo seu trabalho estruturado em nove câmaras temáticas voltadas a diferentes setores.

Segurança, infraestrutura, desenvolvimento turístico, cultura, educação, promoção comercial e tecnológica, estádios e transparência são setores que, conforme Santos, estão sendo contemplados com obras, investimentos e políticas. Construção dos Centros de Treinamento das Seleções, investimentos em saúde, na rede hoteleira, na capacitação profissional da população local e ações voltadas à proteção do meio ambiente e da sustentabilidade também compõem o conjunto de ações executadas. 
 
Recomendações do colegiado
Representando as entidades de engenharia, o conselheiro Cylon Rosa Neto pediu atenção especial para a finalização em tempo hábil de obras que estão em andamento para a qualificação a infraestrutura do Estado, como a duplicação de rodovias, investimentos aeroportuários e a segunda Ponte do Guaíba. Precisamos garantir uma estrutura de mobilidade urbana capacitada para receber um evento com a grandeza da Copa, afirmou.

O conselheiro Felipe Sartor destacou a relevância dos investimentos no setor turístico. O turismo é uma área de grande importância, pois ele induz o desenvolvimento dos demais setores, opinou. Sua colega Mara Feltes chamou a atenção para que os profissionais contratados para trabalhar durante a Copa não fiquem desamparados com o término do evento. O incentivo à produção orgânica e sustentável e a preservação do meio ambiente foram aspectos mencionados pela conselheira Maria Alice Lahorgue.

O racismo institucional foi tema abordado pela conselheira Sandrali de Campos Bueno, representante dos povos de matriz africana. Receberemos estrangeiros de todas as partes do mundo. Nossos serviços de segurança deverão estar preparados para atuar sem nenhum tipo de discriminação ou preconceito, salientou.

O próximo encontro da Câmara Temática Copa 2014 está agendado para 13 de dezembro. A atividade terá como pauta central o setor turístico, com a presença da secretária estadual de Turismo, Abgail Pereira. A Copa do Mundo 2014 será realizada no Brasil de 12 de junho a 13 de julho. Entre as 12 cidades-sede está Porto Alegre, onde ocorrerão cinco partidas, quatro pela primeira fase e uma pelas oitavas de final. Os jogos deverão ocorrer no Estádio Beira-Rio, nos dias 15, 18, 22, 25 e 30 de junho. Pelo menos oito seleções jogarão no Rio Grande do Sul, onde já há sete Centros de Treinamento de Seleções habilitados para hospedar delegações. 

Texto: Stela Pastore
Edição: Redação Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul