Acordo com a China prevê intercâmbio de professores com o RS
Publicação:

A diretora de Educação e Formação da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH), Sandra Bitencourt, participou nesta sexta-feira (25), na Capital, da assinatura do acordo de cooperação entre a UFRGS e o governo chinês. O documento, assinado pelo reitor da UFRGS, Carlos Alexandre Netto, e o vice-presidente executivo da escola superior do Partido Comunista (Central Party School, em inglês), Li Jingtian, visa proporcionar o intercâmbio entre professores chineses e gaúchos, e a promoção de seminários e pesquisas conjuntas.
Localizada em Pequim, a escola é uma instituição de ensino de maior peso para formação de funcionários do alto escalão chinês, como ministros, prefeitos e governadores por todo país, sendo uma referência para grandes líderes. A diretora Sandra Bitencourt entregou a Li Jingtian o material da Rede Escola de Governo e informou sobre o trabalho desenvolvido.
A Rede Escola de Governo segue no esforço de levar a sua experiência e ser reconhecida, com uma proposta inédita, no cenário nacional e internacional, que já beneficiou mais de 10 mil alunos. Vamos participar do planejamento de uma missão do governo à China, por meio da UFRGS, que é a nossa parceira, no sentido de aprendermos com outras culturas e de levar a experiência gaúcha com um formato em Rede para ser discutida, apreciada e enriquecida.
Carlos Netto classificou o evento como memorável e destacou o trabalho da Rede Escola de Governo na formação de servidores públicos e agentes sociais. Estamos estabelecendo hoje a nossa 10° interação acadêmica com instituições chinesas, agora com a escola de governo do Partido Comunista Chinês. Um interação acadêmica que vai proporcionar a troca de conhecimento através da realização de missões, viagens e o estabelecimento de trabalhos de desenvolvimento conjunto.
Participaram do evento o coordenador da Assessoria de Cooperação e Relações Internacionais do Governo do Estado, Tarson Nuñes, a professora titular de Direito Internacional Privado, Cláudia Lima Marques, a diretora do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFRGS, Soraya Vargas Cortes, e demais convidados.
Texto: Beto Rodrigues
Foto: Pedro Revillion
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305