Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Acordo entre municípios garante UTI Móvel do Samu na Costa Doce

Publicação:

Card Saúde
-

Uma reunião na prefeitura de Camaquã, na sexta-feira (13/9), selou um acordo entre prefeitos da região Sul e o governo para a implantação de uma Unidade Samu de Suporte Avançado (UTI Móvel) para atender municípios da Costa Doce.

Prefeitos e secretários pactuaram a garantia do custeio para implantação e manutenção do serviço de atendimento à população de sete municípios, dando cobertura ao transporte de pacientes em situação crítica para instituições de maior complexidade.

Anfitrião do encontro, o prefeito de Camaquã, Ivo de Lima Ferreira, fez um pedido à secretária da Saúde, Arita Bergmann: "Gostaríamos que essa unidade de suporte avançada ficasse aqui na região, em especial em Camaquã, que é a referência hospitalar". Arita confirmou ser esse o objetivo do encontro. "Em respeito à região, estou aqui para que isso se concretize", afirmou.

Estudo realizado pela prefeitura de Camaquã estima que serão necessários R$ 115 mil mensais para despesas com profissionais (motorista e serviços médicos e de enfermagem), combustível e manutenção. Os municípios devem arcar com cerca de dois terços deste valor, ficando o restante a cargo do governo federal.

Foi pedido para que o Estado passe a auxiliar neste custeio a partir de 2020. A secretária garantiu a realização de um estudo para tentar atender ao pedido no próximo ano, quando há perspectivas de melhoria na arrecadação.

A proposta foi bem recebida pelos representantes dos municípios. "Não podemos ficar de fora desta parceria", disse o prefeito de Arambaré, Alaor Ribeiro. "Estamos lidando com vidas." Além de Camaquã e Arambaré, integram o acordo os municípios de Chuvisca, Sentinela do Sul, Tapes, Cerro Grande do Sul e Sertão Santana. O veículo,  equipado com aparelhos de alta tecnologia para o atendimento de casos mais graves, deve ser entregue pelo Estado no dia 14 de outubro, com assinatura do acordo.

Texto: Ascom SES
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul